X

Correntistas do BB podem acessar 3.447 serviços do governo com login da instituição

Correntista BB com senha de internet banking agora pode acessar serviços do Governo em poucos cliques; novidade dispensa cadastro em sites públicos que aderiram ao Login Único.

O Banco do Brasil e o Governo Federal fizeram uma parceria para facilitar o login em sites do Governo Federal, Estadual e Municipal. A partir de agora, quem tem conta no BB poderá acessar 3.447 serviços públicos com os mesmos dados do internet banking do banco estatal.

Facilitou! Correntista do BB agora pode acessar o login único do Governo Federal com a mesma senha de acesso ao internet banking da instituição. (imagem: reprodução / Login Único do Governo Federal)

Nos sites do Portal Gov.br (www.gov.br), o correntista poderá acessar serviços sem a necessidade de cadastro, bastará informar o número da agência, conta e a senha de 8 dígitos.

A API do Banco do Brasil está implementada em sites do Governo para facilitar o login. De acordo com o BB, a única informação que é compartilhada com os sites do governo é o nome do correntista e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

O Banco do Brasil esclareceu que as informações financeiras, senhas, saldo e as transações financeiras NÃO são repassadas ao Estado pela ferramenta de login.

COMO USAR O LOGIN BB NOS SITES DO GOVERNO

É simples! Basta acessar o site www.gov.br e procurar o serviço desejado.

Observação: o acesso também está disponível em subdomínios dos Estados, exemplo: sp.gov.br (Estado de São Paulo), go.gov.br (Estado de Goiás), sc.gov.br (Estado de Santa Catarina), rs.gov.br (Estado do Rio Grande do Sul), e assim por diante.

Na tela de login o usuário tem a opção de fazer login (caso já seja cadastrado), realizar um cadastro gratuitamente ou então fazer login em poucos cliques com os dados da conta do Banco do Brasil.

Além de login pela conta do BB, o login único do Governo Federal também está disponível para acesso via Certificado Digital e Certificado em Nuvem (NEOID).

O login com dados do internet banking do BB viabiliza o acesso rápido a serviços do Governo Federal, Distrito Federal e também dos seguintes estados: Alagoas, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Já na esfera municipal a plataforma de login único da União também está disponível em São Paulo (SP), Blumenau (SC) e Rio do Sul (SC).

Em breve mais estados e municípios devem aderir ao serviço, o que elevará o número de serviços que podem ser acessados pela ferramenta do Governo Federal cujo principal objetivo é facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Fazem parte do portfólio de serviços que podem ser acessados: ENEM, IPTU, IPVA, taxas municipais, pendências tributárias, cadastros municipais, solicitações diversas, reclamações, dentre outros, a lista atual engloba 3.447 serviços.

Matérias relacionadas