Fundo Garantidor reembolsará investidores dos Objetivos do Banco Neon

Banco Central decretou a falência involuntária do Banco Neon (ex Banco Pottencial), instituição que atuava como correspondente bancário da Neon Pagamentos S/A. A liquidação do banco físico impede temporariamente algumas transações da conta digital. A Neon Pagamentos S/A já está em busca de outro banco liquidante para retomar as operações o mais rápido possível.

Os Objetivos do Banco Neon eram a única opção de investimento disponibilizada pelo banco digital que não cobra tarifa de manutenção e tem abertura de conta-corrente pelo celular. Com o anúncio da liquidação extrajudicial do banco liquidante, os investidores da ferramenta “Objetivos” terão que acionar o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para ter o valor aplicado de volta. O FGC cobre até R$ 250 mil por cliente, conta e instituição financeira, como nenhum cliente do banco tinha mais de duzentos mil, todos serão reembolsados pelo fundo.

Banco Central liquida extrajudicialmente o Banco Neon S/A, banco físico parceiro da Neon Pagamentos, fintech que oferece a conta digital (imagem: divulgação)

Qual o prazo para o Fundo Garantidor de Crédito pagar o valor aos investidores?
Infelizmente não há um prazo exato, pois a liberação dos recursos depende do banco liquidado, que deve enviar ao fundo a relação de contas, valores e clientes que foram afetados. Historicamente, o pagamento dos valores pode demorar de 30 a 180 dias.

Tanto o fundo quanto a instituição financeira liquidada trabalham para que os valores sejam liberados o mais rápido possível para diminuir o transtorno aos investidores.

Importante: O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) reembolsará apenas os valores que estiverem no CDB (Certificado de Depósito Bancário) do Banco Neon através da ferramenta “Objetivos”, caso o seu saldo esteja em conta digital, isto é, sem estar aplicado no “Objetivos”, o valor já pode ser utilizado na função débito para compras e saques nos caixas eletrônicos do Banco24Horas.

Serviços disponíveis: compras e saques com o cartão de débito.
Serviços indisponíveis: depósitos, transferências, recargas, pagamento de contas e boletos, resgate e/ou aplicação nos Objetivos; abertura de novas contas.

O grande erro da fintech Neon Pagamentos S/A foi permitir que o banco parceiro utilizasse o mesmo nome, o que acabou gerando uma grande confusão! No Twitter a fintech passou a adotar o nome @timeneon_ em vez de @banconeon. O site oficial da empresa também mudou de www.banconeon.com.br para www.neonpagamentos.com.br.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente