Fintech permitiu que banco intermediário usasse o mesmo nome para simplificar a vida dos correntistas. Quem faliu foi o Banco Neon S/A e não a fintech responsável pela conta digital. Infelizmente Banco Central determinou a suspensão de alguns serviços até que a fintech faça parceria com outro banco.
Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Neon S/A (ex Banco Pottencial) após encontrar irregularidades e acaba afetando a fintech Neon Pagamentos (ex Controly). Os clientes da conta digital encontram dificuldade para acessar a conta, fazer ou receber pagamentos, bem como utilizar o cartão de débito ou crédito do Banco Neon.
Serviços que estão indisponíveis temporariamente:
- Envio e ou recebimento de transferências entre contas do Banco Neon;
- Envio e/ou recebimento de transferências de outros bancos via DOC ou TED;
- Pagamento e/ou agendamento de contas ou boletos bancários;
- Recarga de celular;
- Investimento e/ou resgate em Objetivos (CDB – Certificado de Depósito Interbancário);
- Consulta de saldo e extrato;
Embora a instituição tenha afirmado que é possível fazer compras e saques com cartão de débito e crédito normalmente, nossa equipe recebeu diversos relatos de clientes que afirmam que o cartão não está funcionando. O login no aplicativo está também temporariamente suspenso.
Nota do Banco Neon:
“Comunicado oficial sobre o bloqueio do Banco Neon S.A
Olá!
Hoje tivemos a notícia do bloqueio do Banco Neon S.A. (antigo Banco Pottencial) e isso gerou algumas dúvidas entre nossos clientes.
Queremos esclarecer que a sua conta digital é administrada pela Neon Pagamentos S.A. e a empresa que sofreu a intervenção foi o Banco Neon S.A.
Apesar de termos o mesmo nome, somos empresas diferentes, com sócios e administradores independentes. Portanto, sua conta continua ativa e em breve você poderá voltar a usá-la normalmente.
Seu dinheiro em conta continua disponível para saque e compras por meio do cartão físico de débito e não será afetado pela liquidação extrajudicial do Banco Neon.
No momento, alguns serviços do aplicativo estão temporariamente indisponíveis, como envio e recebimento de transferências, pagamentos de contas, Objetivos e recarga de celular. Nosso cartão de crédito também está instável no momento.
Lembramos que esse anúncio não interfere na administração da Neon Pagamentos, que recebeu recentemente um grande investimento de fundos de venture capital, destinado ao futuro crescimento da empresa.
Estamos focados em esclarecer as dúvidas, enquanto trabalhamos a todo vapor para resolver essa situação o mais rápido possível e voltarmos ao ritmo normal da nossa operação.
Segue comunicado oficial do BACEN:
“O Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial do Banco Neon S.A. por meio do Ato do Presidente nº 1.336. A equipe de liquidação está realizando os levantamentos e publicará maiores informações o mais breve possível.”
Abraços,
Neon.”
É importante salientar que os valores disponíveis na conta digital não entram na massa falida do Banco Neon S/A. Infelizmente os clientes que tinham valores no CDB (Objetivos), terão que aguardar o pagamento da garantia pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), pois as aplicações financeiras eram custeadas pelo banco intermediário e não pela fintech.