X

Neon é o 1º banco a usar selfie para validar compras pela internet

Neon passa a usar tecnologia de biometria facial para validar compras on-line.

O banco digital brasileiro Neon firmou uma parceria com a bandeira VISA para permitir a validação de compras pela internet, APP ou telefone por meio de uma selfie, a iniciativa visa dar mais segurança aos correntistas e, ao mesmo tempo, diminuir o cancelamento de compras pelo chamado “Charge Back”, ao comprar com o cartão do Banco Neon pela internet o correntista pode receber uma notificação no celular pedindo para confirmar a compra através de uma selfie.

A selfie – foto instantânea – deve ser tirada na hora! Para garantir que não haverá sabotagem (uso de fotos por exemplo) o sistema pode exigir que a pessoa pisque ou balance a cabeça em um determinado número de vezes.

Banco Neon possui tecnologia de biometria fácil e de impressão digital (nos celulares compatíveis) e agora usa a funcionalidade para validar compras pela internet (imagem: reprodução/Banco Neon Play Store)

Essa é a primeira vez que a selfie é usada para confirmar compras pela internet. A novidade é fruto de uma parceria entre o Banco Neon e a bandeira VISA (emissora do cartão pré-pago da instituição).

O Banco Neon é um banco digital sem tarifa de manutenção, cuja abertura da conta é feita por APP.

BANCOS INVESTEM EM TECNOLOGIA PARA DIMINUIR O CHARGE BACK

Quase todos os bancos e emissores de cartões de crédito estão investindo para diminuir o chamado Charge Back, algumas empresas disponibilizam ao correntista um Cartão Virtual, ele é exclusivo para compras pela internet e, na maioria dos casos, só pode ser utilizado uma única vez.

O charge back é quando o titular do cartão entra em contato com a administradora contestando a transação por fraude, quando isso acontece o prejuízo acaba ficando com o lojista.

A validação por selfie é um recurso de segurança adicional, pois ela garante que não há terceiros tentando se passar pelo correntista.

Cabe lembrar que o Neon já possui login por biometria facial, a partir de agora a tecnologia passa a ser utilizada também para a validação de compras pela internet. A tecnologia evitará que a empresa de cartões tenha que entrar em contato com o titular para confirmar alguns dados antes de liberar a transação, o que é melhor para o cliente e mais rápido para aprovar transações.

O Banco Neon investe continuamente em tecnologia, a instituição também foi a primeira do país a liberar transações bancárias através do Siri da Apple.

Matérias relacionadas