iConta Itaú deixa de ser movimentada por talão de cheque

Talão de cheque deixa de ser oferecido aos correntistas da iConta, próximo passo da instituição pode ser acabar com o cheque especial no modelo digital para tentar estimular os clientes a migrar para o modelo convencional, que possui tarifa de manutenção.

O Banco Itaú vai retirar a possibilidade de solicitar talão de cheque na iContaconta digital sem tarifa de manutenção e com serviços ilimitados via canais eletrônicos – os clientes estão sendo notificados por e-mail, SMS e alerta no internet banking e nos caixas eletrônicos. Segundo o comunicado, quem quiser fazer uso de talonário de cheque deverá alterar a modalidade de conta para a convencional, ou seja, deverá cancelar a iConta e abrir uma conta-corrente convencional ou pedir a migração, já que não será mais possível nem pagando.

Cheque na iConta

Nem pagando! Itaú não permitirá mais que cliente da iConta peça telão de cheque. Clientes vem sendo alertados pelo internet banking e através dos caixas eletrônicos.

O foco da iConta nunca foi talão de cheque, porém, até o ano passado era possível solicitar um talão de cheque com 10 folhas por R$35,00 (R$3,50 por folha). Em 2016 o banco privado passou a disponibilizar gratuitamente 10 folhas de cheques atendendo a uma regulamentação do Banco Central. Em Dezembro de 2016 o serviço estará suspenso, nem pagando o correntista vai conseguir pedir um talão de cheque.

De acordo com o comunicado do Itaú: “A iConta contém apenas serviços digitais, por isso o uso de cheque não estará mais disponível. Se precisar, altere seu pacote em uma agência.”.

BANCOS LIMITAM E/OU DIFICULTAM O ACESSO A CONTA GRATUITA

Os bancos estão limitando e/ou dificultando o acesso as contas digitais. Em Julho de 2016 o Banco do Brasil acabou com a Conta Eletrônica. Já o Bradesco retirou o formulário de abertura da DigiConta da internet – embora ainda seja possível abrir a modalidade direto na agência. O Itaú, por sua vez, acabou com a disponibilização de cheques na conta digital, obrigando os clientes que precisam desse meio de pagamento a migrar para o modelo convencional.

Uma fonte no Banco Itaú revelou que o próximo passo da instituição pode ser acabar com o LIS (cheque especial) aos clientes que optarem por continuar com esse modelo de conta-corrente que não cobra tarifa de manutenção e possui transações ilimitadas por canais eletrônicos, isso fará com que a modalidade gratuita fique mais limitada e, consequentemente, diminua o interesse na abertura e/ou na migração para o modelo gratuito (iConta).

Aliás, o banco já vem demostrando a falta de interesse na abertura desse tipo de conta. O APP Abreconta, por exemplo, disponibiliza todos os pacotes (inclusive o Serviços Essenciais), exceto a iConta.

Depois da iConta a melhor conta digital sem tarifa é a do Banco Intermedium. Essa última se destaca por oferecer um cartão de crédito internacional sem anuidade, algo que o Itaú não oferece.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente