Agência inválida na hora da transferência bancária – O que fazer?

Quase sempre o erro de agência inválida é causado quando o cliente digita menos de 4 números no campo da agência.

Está tentando fazer uma transferência interbancária via DOC ou TED e está recebendo uma mensagem de erro informando que a agência é inválida ou não encontrada? Esse problema é muito fácil de ser resolvido, é provável que o número da agência esteja certo, o erro pode estar na composição de casas decimais informadas no internet banking ou aplicativo do banco.

transferência

Número incompleto da agência pode impedir transferência via DOC ou TED. O padrão são quatro números.

Na hora de fazer uma transferência você só precisa informar o número da agência com 4 (quatro) números. O dígito não é necessário!

Muitas vezes a culpa por esse erro é dos próprios bancos que informam o número da agência sem os quatro dígitos utilizados no padrão das transferências.

COMPLETE O NÚMERO DA AGÊNCIA COM ZERO

Caso a sua agência seja, por exemplo, 123, basta adicionar um zero à frente para que o número de agência seja composto de quatro dígitos, assim, o número da sua agência ficará 0123.

Se o número da agência for 22, basta completar os quatro dígitos necessários com “zeros” para que não dê erro no momento da transferência. Dessa forma o número da agência será 0022.

Se o banco lhe dizer que a agência é a 1, adicione três “zeros” a frente do número para que não dê erro, assim, a agência ficará sendo 0001.

Há bancos que fazem automaticamente a inclusão de “zeros” caso o cliente digite o número da agência com menos de 4 carácteres, mas se isso não acontecer basta que o próprio cliente efetue a correção.

Veja também quais são os códigos dos bancos para transferências e os códigos de erros em caso de devolução de DOC ou TED.

Importante: O dígito da agência não costuma ser solicitado no momento da transferência. Caso sua agência seja a 1234-0, por exemplo, o último número (dígito) não precisa ser informado ao banco.

Note que embora o dígito da agência seja irrelevante para as transferências, o dígito do número da conta-corrente ou poupança é obrigatório no momento da transferência.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente