X

Bradesco adere ao Login Único do Governo Federal

Login Único do Governo Federal – Gov.br – agora pode ser acessado pelo Bradesco.

Nesta quarta-feira (02), o Banco Bradesco anunciou que aderiu ao Login Único do Governo Federal, tal novidade vai permitir que os correntistas da instituição acessem mais de 2.400 serviços digitais do Governo Federal, Estadual e Municipal com o mesmo login do internet banking. O login é feito em ambiente seguro do Bradesco, que faz a autenticação do acesso do correntista em sites públicos.

O Bradesco é o primeiro banco privado a aderir ao sistema de autenticação; além do Bradesco, o sistema também é utilizado por dois bancos públicos, são eles, Banco do Brasil (BB) e, recentemente, foi adotado pelo Banrisul.

De acordo com a União, além de serviços do Governo Federal, o Login Único também já permite o acesso a serviços públicos de 13 governos estaduais e 74 municipais. A tendência é que, futuramente, todos os estados e municípios do país estejam integrados ao login único do Governo Federal.

O e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal já aderiu ao Login Único, o que permite que os contribuintes realizem o login por cadastro, certificado digital e, agora, login através de uma instituição financeira parceira.

O recurso é útil sobretudo para as pessoas que ainda não possuem Certificado Digital.

COMO USAR O LOGIN ÚNICO PELO BRADESCO

É simples! Basta acessar qualquer site governamental cujo domínio finalize com .gov.br, dentre eles: sp.gov.br, rs.gov.br, sc.gov.br, rj.gov.br, etc. Na tela de login do serviço haverá um botão escrito “Login Único – Gov.br”, aí é só selecionar o Bradesco na próxima tela.

Correntistas do Bradesco já podem acessar milhares de serviços públicos Gov.br com os mesmos dados de acesso ao internet banking. (imagem: reprodução tela de login Gov.Br)

Você será direcionado para o site de login/autenticação do Bradesco, lá deve informar o número da sua agência, conta e senha eletrônica. Caso tenha o app do banco instalado no celular, o site pode solicitar a validação do QR Code.

Os dados de acesso são apenas para autenticar o acesso no site público, visto que em nenhum momento é solicitado a senha transacional de seis dígitos (que permite movimentação financeira).

Por último, o correntista deve autorizar que o Bradesco compartilhe algumas de suas informações com o Governo, dentre eles: nome completo, CPF, data de nascimento e outras informações, de acordo com o serviço acessado. É importante salientar que as informações financeiras não são compartilhadas via Login Único.

Por ora, o acesso só está disponível para quem tem conta-corrente ou poupança do Bradesco. Em nossos testes o login não funcionou com contas do tipo “salário” e nem com as do next.

Matérias relacionadas