Mais de 3.400 serviços estão disponíveis pelo Login Único do Governo Federal.
Na última quinta-feira (05), o Banrisul anunciou a integração com o Login Único do Governo Federal, o Gov.br. Tal iniciativa vai permitir que os correntistas do Banrisul acessem 3.447 serviços do Governo Federal, Estadual e Municipal com os mesmos dados de acesso ao internet banking.
A instituição é a segunda a aderir ao serviço que facilita o dia a dia dos consumidores, em abril de 2020 o Banco do Brasil foi a primeira instituição a aderir a funcionalidade.
O Login Único Gov.br é uma iniciativa do governo para facilitar o acesso aos serviços públicos pela internet, através dele é possível acessar milhares de serviços nos órgãos que aderiram ao sistema de autenticação.
O próprio e-CAC da Receita Federal já pode ser acessado pelo Login Único do Governo Federal.
Para que a integração fosse possível o Banrisul teve que aderir ao Acordo de Cooperação Técnica entre a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e a Secretaria de Governo Digital em relação ao compartilhamento dos dados para a identificação dos usuários pelo login único.
COMO FUNCIONA O ACESSO
Para usar o login unificado basta acessar o site www.gov.br e procurar o serviço desejado, na tela de login haverá a opção para acessar via Certificado Digital, Certificado Digital em Nuvem, Banco do Brasil e, agora, Banrisul.
Ao selecionar a opção Banrisul basta fazer a autenticação da conta pelo CPF e senha eletrônica; lembrando que o login serve apenas para acessar o serviço público selecionado, não permitindo a realização de transações financeiras.
A autenticação do acesso é feita pelo ambiente de acesso ao internet banking do Banrisul que, posteriormente, redireciona o cidadão autenticado ao serviço desejado. Pela utilização da novidade não é cobrado nenhuma tarifa e o acesso pode ser feito por qualquer correntista do banco que tenha acesso ao internet banking ou mobile banking.
Além do domínio do Governo Federal (gov.br), o acesso também está disponível nos sites oficiais com as siglas dos estados: o rs.gov.br para é para o Rio Grande do Sul; sp.gov.br para São Paulo; sc.gov.br para Santa Catarina, e assim por diante.
A tendência é que mais instituições financeiras se juntem ao Login Único do Governo Federal nos próximos meses.