X
    Categorias: Itaú

Como funciona o Bloqueio de conta código 408

O bloqueio de conta pelo código 408 é feita por razões de segurança quando o banco tem suspeita de alguma transação realizada pelo correntista.

O Banco Itaú utiliza o código 408 para identificar o bloqueio de conta-corrente, poupança ou de investimentos que tiver sido causado por suspeita de fraude. O banco bloqueia a conta pelo 408 por segurança do correntista e da própria instituição. A conta fica bloqueada até que a transação seja analisada pelo setor de segurança e combate às fraudes financeiras. Infelizmente a grande maioria dos clientes cuja conta é bloqueada pelo código 408, estatisticamente, acaba tendo a conta-corrente encerrada unilateralmente por desinteresse comercial.

O código 408 pode ser apresentado em tentativa de acesso à conta pelo Internet Banking, aplicativo, bank line (telefone) ou por meio de terminais de autoatendimento.

O setor de Compliance do Banco Itaú é o responsável por monitorar atividades financeiras para combater crimes como:

  • Roubo e/ou utilização indevida de contas bancárias (contas hackeadas, por exemplo);
  • Lavagem de Dinheiro;
  • Corrupção;
  • Falsidade ideológica (conta bancária aberta em nome de “laranja”, por exemplo);
  • Golpes ou esquemas de pirâmides;
  • Sonegação de impostos;
  • Lavagem de dinheiro;
  • Quaisquer crimes e atividades ilegais usando a conta bancária;

Infelizmente a única forma de tentar conseguir reverter o bloqueio é procurando o gerente responsável pela conta bancária, ele poderá lhe dar mais detalhes sobre o que ocasionou o bloqueio da conta pelo código 408.

Geralmente o bloqueio pelo código 408 ocorre no mesmo momento em que o cliente tenta realizar alguma transação considerada de risco ou que fuja do perfil de utilização da conta. O bloqueio também pode ter sido ocasionado por transferência enviada e/ou recebida de/para conta de risco. Por exemplo, digamos que você transferiu ou recebeu dinheiro de uma pessoa ou empresa considerada de risco pelo setor de Compliance, diante disso o banco pode fazer o bloqueio da conta por segurança para que possa analisar a transação.

Matérias relacionadas