Conta bloqueada e, posteriormente, cancelada por desinteresse comercial

Ao acessar o Internet Banking, caixa eletrônico ou tentar utilizar a conta-corrente o correntista é surpreendido com a mensagem de “Conta Bloqueada”, dias depois recebe uma carta do banco comunicando o encerramento unilateral em virtude do desinteresse comercial da instituição. Entenda o porquê isso pode ter acontecido.

Desinteresse Comercial

Encerramento de conta por desinteresse comercial pode acontecer também por parte da instituição financeira, entenda.

Fui gerente de um banco durante 03 anos, lá era muito comum o encerramento de contas – os motivos do bloqueio iam desde a suspeita de atividade ilícita até a falta de lucro que um determinado cliente estava gerando para o banco. Lembro que quase toda semana recebia uma lista de contas que precisavam ser encerradas. O contato com o cliente era sempre genérico, pois não podíamos revelar o que ocasionou essa falta de interesse. Em muitos casos o cliente ficava revoltado ao se sentir rejeitado pela instituição, o que era perfeitamente compreensível.

Atitudes que podem – eventualmente – provocar o encerramento de uma conta-corrente ou poupança por desinteresse comercial:

  • Movimentações atípicas – Caso o banco constate que o cliente está tendo movimentações que fogem do seu perfil de uso ele pode bloquear a conta e, nos casos mais graves, encerrar a conta por desinteresse comercial.
  • Movimentações altas, mas o cliente não declara Imposto de Renda – Se o banco constatar que o cliente está movimentando um valor alto e, mesmo assim, não declara o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) pode ser um indício que o cliente está sonegando o pagamento de impostos, para evitar complicações para o banco junto aos órgãos reguladores ele pode optar por encerrar a conta do cliente. Exemplo: a pessoa movimentou mais de R$ 50 mil no ano anterior – valor que ultrapassa a faixa de isenção para não declarar o IRPF – mas, mesmo assim, não declarou o I.R.
  • Bitcoin – Usar a criptomoeda Bitcoin (BTC) não é algo ilegal, mas existem alguns bancos que encerram unilateralmente a conta bancária caso perceba que o cliente está tendo atividades relacionadas a moeda virtual que ainda não é regulamentada pelo governo. O Banco Itaú, por exemplo, tem encerrado diversas contas pelo simples fato do cliente receber ou fazer uma transferência e colocar a palavra “BITCOIN” na identificação do extrato. Tanto que a maioria das exchanges da criptomoeda evita abrir conta neste banco devido a esse tipo de resistência.
  • Falta de movimentação – Caso o cliente fique mais de seis meses sem movimentar a conta isso também pode ser um motivo para o bloqueio e, posterior, encerramento da conta por desinteresse comercial.
  • Saldo negativo – Caso o banco perceba que o risco de inadimplência é muito grande pode encerrar a conta por desinteresse a qualquer momento, basta avisar o titular com antecedência. Por isso que não é bom deixar a conta muito tempo no “vermelho”.
  • Cliente que não dá lucro – Acredite, infelizmente alguns bancos encerram a conta se o cliente não der lucro para a instituição. Um exemplo foi o que aconteceu com vários correntistas que tinham a Conta Digital do Banco do Brasil, ela era ilimitada e sem tarifa, alguns correntistas foram surpreendidos com uma carta de encerramento por desinteresse comercial. Já vi também clientes que possuem conta com SERVIÇOS ESSENCIAIS terem a conta descontinuada pelo banco por falta de interesse.

Seja lá qual for o motivo do encerramento, a maioria das instituições nunca deixará isso claro para o cliente, elas alegaram um motivo genérico: DESINTERESSE COMERCIAL. A instituição deve, no entanto, avisar o consumidor com antecedência ao encerramento, o cliente não pode deixar de ser comunicado.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente