X

App Banco Inter deixará de funcionar em celulares não homologados

Por segurança, Banco Inter bloqueará uso do APP em celulares não homologados.

Vários correntistas do Banco Inter com Android modificado estão recebendo a seguinte notificação ao abrir o aplicativo da instituição: “Alerta de segurança! O APP do Inter não será mais compatível com sistemas Android não homologados pelo fabricante do aparelho. Fique atento e faça os ajustes necessários para não perder o seu acesso ao SuperAPP nos próximos dias“. A notificação pegou muitos correntistas de surpresa.

De acordo com o leitor Marcos Vinícios, ele possui Android com ROM modificada e root, sempre conseguiu utilizar o aplicativo do banco normalmente usando aplicativos que escondem o root, mas agora após receber a notificação teme que ficará sem acesso ao aplicativo nos próximos dias.

Por segurança, Banco Inter vai bloquear acesso ao aplicativo nos celulares com custom ROM e root. (imagem: leitor Marcos Vinícios para o Conta-Corrente)

Além de aparelhos com Android modificado, a mensagem também pode aparecer em celulares paralelos que não são homologados pela Anatel.

A boa notícia é que a restrição não se aplicada aos aparelhos adquiridos no exterior, que continuam funcionando normalmente com o aplicativo do banco, desde que o sistema operacional não tenha sido modificado pelo usuário.

Restrições de uso do aplicativo do Banco Inter:

  • Celulares com Android não homologado pelo fabricante e/ou Google;
  • Aparelhos paralelos não homologados pela Anatel;
  • Celulares com root;
  • Aparelhos com bootloader desbloqueado pelo usuário;

O QUE DIZ O BANCO INTER

De acordo com o Banco Inter, a restrição para acesso a conta em sistemas operacionais não homologados é um procedimento de segurança adotado pela maioria das instituições financeiras.

Sistemas modificados podem apresentar riscos de segurança. Já os sistemas com root são bloqueados pois eles permitem que aplicativos de terceiros recebam permissão de superadministrador, o que torna o sistema mais vulnerável.

A questão é que esse tipo de bloqueio é bastante comum nos bancos. O aplicativo do Banco Santander, por exemplo, bloqueia o uso até se o correntista estiver com o modo de desenvolvedor habilitado. Por fim, o Next – do Bradesco – não autoriza o uso em smartphones que não tenham senha de acesso e/ou outro mecanismo de bloqueio como biometria, por exemplo.

Para quem já modificou o sistema operacional a recomendação é voltar para o sistema operacional recomendado pelo fabricante ou então utilizar um smartphone com OS homologado, do contrário o app poderá deixar de funcionar nas próximas atualizações.

Matérias relacionadas