X
    Categorias: Pix

Chave do Pix não mostrará o CPF completo do destinatário

Chave do Pix não mostrará o número completo do CPF para o pagador.

As chaves de endereçamento do Pix vão oferecer mais privacidade para quem recebe dinheiro pelo sistema financeiro nacional. Dependendo de quem faz o pagamento para você, pode ser dispensado a necessidade de informar o número do CPF, neste artigo explicamos o porquê.

Hoje, é impossível receber uma transferência interbancária via DOC e TED sem ter que informar o número do CPF para pagador.

De acordo com o Banco Central, quem utilizar uma chave do Pix (e-mail ou número de telefone) para receber valores pelo Pix não terá o número completo do CPF informado para o pagador.

Os três primeiros e os três últimos números do CPF serão ocultados no momento do pagamento. Por exemplo, se o seu CPF é 123.456.789-00, o pagador visualizará apenas os seis dígitos do meio, exemplo: xxx.4456.78x-xx.

Embora o número completo do CPF seja suprimido, o sistema do PIX mostrará para o pagador o nome completo do destinatário dos recursos, tal como mostrado na imagem abaixo:

Para não mostrar o número completo do CPF do pagador, BC oculturá os três primeiros e os três últimos digitos do CPF. (imagem: divulgação Banco Central / tela de envio do Pix)

Note, porém, que pode ser fácil descobrir o número completo do CPF de um destinatário, principalmente se usar uma chave gerada por QR Code, pois o número completo do CPF pode estar incluído de forma completa no código bidimensional, bastando que o pagador use a câmara do celular para ler aquele código.

Caso o consumidor use o CPF como chave para receber pagamentos pelo Pix os três primeiros e os três últimos números do Cadastro de Pessoa Física não serão suprimidos, pois o pagador já usou os onze números do documento na hora de enviar o pedido para a transferência.

Para quem não quer que o pagador tenha acesso ao número completo do CPF, a dica é cadastrar um número de celular, e-mail ou então usar uma chave aleatória de endereçamento gerada pelo app da instituição financeira para receber pagamentos instantâneos pelo Pix do Banco Central.

Dependendo do pagamento que você for fazer, as empresas poderão exigir que você forneça o número completo do CPF, principalmente se essa informação for utilizada como verificação para comprovar que o número parcial mostrado no ato da transferência corresponde ao documento informado pelo consumidor.

Matérias relacionadas