X

Banrisul adere ao Login Único do Governo Federal

Mais de 3.400 serviços estão disponíveis pelo Login Único do Governo Federal.

Na última quinta-feira (05), o Banrisul anunciou a integração com o Login Único do Governo Federal, o Gov.br. Tal iniciativa vai permitir que os correntistas do Banrisul acessem 3.447 serviços do Governo Federal, Estadual e Municipal com os mesmos dados de acesso ao internet banking.

A instituição é a segunda a aderir ao serviço que facilita o dia a dia dos consumidores, em abril de 2020 o Banco do Brasil foi a primeira instituição a aderir a funcionalidade.

O Login Único Gov.br é uma iniciativa do governo para facilitar o acesso aos serviços públicos pela internet, através dele é possível acessar milhares de serviços nos órgãos que aderiram ao sistema de autenticação.

O próprio e-CAC da Receita Federal já pode ser acessado pelo Login Único do Governo Federal.

Para que a integração fosse possível o Banrisul teve que aderir ao Acordo de Cooperação Técnica entre a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e a Secretaria de Governo Digital em relação ao compartilhamento dos dados para a identificação dos usuários pelo login único.

COMO FUNCIONA O ACESSO

Para usar o login unificado basta acessar o site www.gov.br e procurar o serviço desejado, na tela de login haverá a opção para acessar via Certificado Digital, Certificado Digital em Nuvem, Banco do Brasil e, agora, Banrisul.

Correntista do Banrisul agora pode acessar mais de 3.400 serviços governamentais pelo Login Único do Governo Federal, basta ter acesso ao internet banking da instituição. (imagem: reprodução tela de login único Gov.br)

Ao selecionar a opção Banrisul basta fazer a autenticação da conta pelo CPF e senha eletrônica; lembrando que o login serve apenas para acessar o serviço público selecionado, não permitindo a realização de transações financeiras.

A autenticação do acesso é feita pelo ambiente de acesso ao internet banking do Banrisul que, posteriormente, redireciona o cidadão autenticado ao serviço desejado. Pela utilização da novidade não é cobrado nenhuma tarifa e o acesso pode ser feito por qualquer correntista do banco que tenha acesso ao internet banking ou mobile banking.

Além do domínio do Governo Federal (gov.br), o acesso também está disponível nos sites oficiais com as siglas dos estados: o rs.gov.br para é para o Rio Grande do Sul; sp.gov.br para São Paulo; sc.gov.br para Santa Catarina, e assim por diante.

A tendência é que mais instituições financeiras se juntem ao Login Único do Governo Federal nos próximos meses.

Matérias relacionadas