X

Banrisul lança pré-cadastro do Pix do Banco Central

Banrisul é um dos primeiros bancos a oferecer o pré-cadastro da chave do Pix.

O Banrisul anunciou nesta segunda-feira (07), que o pré-cadastro das chaves do Pixsistema de transferência instantâneo do Banco Centraldeve estar disponível aos correntistas a partir desta semana. Oficialmente, o registro das chaves do Pix estava previsto para começar apenas no dia 05 de Outubro de 2020, mas, foi antecipado pela instituição.

Pix permitirá que consumidores realizem pagamentos e transferências 24/7 em até 10 segundos. (imagem: divulgação BC)

A chave nada mais é do que o cadastro de um e-mail ou número de celular para receber valores sem burocracia através de uma única informação. Por exemplo, se o correntista cadastrar um determinado e-mail ou número de celular como chave do Pix, essa informação ficará vinculada à sua conta do Banrisul no sistema de transferência instantânea do Banco Central.

O Pix deve tornar obsoletas as transferências via DOC e TED, visto que ele estará disponível todos os dias, 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. De acordo com o Bacen, as transferências pela nova modalidade devem cair na conta do destinatário em, no máximo, 10 segundos.

REGISTRO DE CHAVES É OPCIONAL, MAS RECOMENDADO PELO BC

Embora o registro das chaves do Pix, que pode ser o e-mail, CPF ou número do celular, seja opcional, o próprio Banco Central recomenda que os consumidores façam o cadastramento, pois a chave simplifica o processo de transferência permitindo que o correntista receba dinheiro através de uma única informação.

O consumidor que, porventura, não quiser cadastrar a chave do Pix poderá utilizar o sistema de transferência instantânea normalmente, a diferença é que ele terá que gerar uma chave aleatória pelo aplicativo do Banrisul. A chave aleatória será composta por uma sequência de letras, números e caracteres especiais, podendo ser de uso único ou recorrente e, além disso, poderá ser revogada pelo correntista a qualquer momento pelos canais digitais da instituição financeira.

Uma vantagem do Pix em relação as tradicionais transferências via DOC ou TED é que para Pessoa Física o sistema permitirá transferências ilimitadas e gratuitas, algo que deve permitir que a nova solução seja utilizada como método de pagamento no dia a dia.

Caso o BC siga o cronograma, o registro oficial das chaves do Pix deve começar no dia 05 de Outubro de 2020. A expectativa é que o sistema comece a funcionar já no dia 03 de Novembro de 2020.

Matérias relacionadas