X

Neon inaugura Centro de Monitoramento em Tempo Real

Novo CTO da Neon tem capacidade para analisar milhões de transações por minuto.

A Neon Pagamentos S/A anunciou nesta sexta-feira (25), a inauguração do seu Centro de Monitoramento de Transações, a sala será equipada com 20 telas e contará com a atuação de 15 funcionários que se revezaram 24 horas por dia para monitorar as transações financeiras dos clientes.

Para criar o centro de monitoramento a fintech investiu cerca de R$ 3 milhões.

Centro do Monitoramento da Neon monitorará todas as transações financeiras da conta digital em tempo real para prevenir fraudes financeiras e cumprir regras do setor de compliance.

O CTO (Chief Technical Officer) da Neon Pagamentos terá capacidade para analisar milhões de dados por minuto, caso alguma transação suspeita aconteça imediatamente um alerta sonoro é emitido para que um funcionário verifique a legitimidade da transação.

O Centro de Monitoramento Operacional tornará a conta digital da fintech ainda mais segura, o local está preparado para suportar a escalada do número de correntistas. Atualmente a Neon possui cerca de 1,6 milhão de correntistas, dentre pessoas físicas e jurídicas.

Além de ajudar a prevenir fraudes, o CTO da Neon também ajudará a instituição financeira a cumprir regras de compliance, visto que efetuará o cruzamento dos dados dos clientes em tempo real, podendo inclusive fazer o bloqueio temporário preventivo para evitar prejuízos aos clientes em caso de transação suspeita.

Para alavancar a base de clientes, a Neon zerou as tarifas para transferências e boletos, além disso, aumentou a quantidade de saques gratuitos para quem é Neon+.

Com 1,6 milhão de clientes, a fintech está, em números, bem atrás de seus correntes. O Banco Inter anunciou recentemente ter superado a marca de 3,3 milhões de correntistas; o Banco Original possui mais de 2,5 milhões de clientes; o Nubank já superou a marca dos 15 milhões de clientes.

O CTO deve reduzir o “delay” (atraso) nas operações de transferências, visto que a verificação de segurança poderá ser feita em tempo real assim que o correntista faz um pagamento, recarga, investimento ou ainda quando faz ou recebe uma transferência bancária.

O aplicativo da fintech já conta com vários mecanismos de segurança para coibir fraudes, para validar operações o banco digital solicita desde senha até a confirmação de operações por biometria facial (selfie instantânea). A Neon, aliás, foi a primeira fintech a utilizar selfie para validar transações pela internet.

Matérias relacionadas