X

TransferWise recebe licença do Banco Central e promete cortar tarifas

Câmbio ainda mais barato! Essa é a promessa que a TransferWise traz para o Brasil após a licença obtida do Banco Central.

Nesta segunda-feira (08), a TransferWise anunciou que recebeu do Banco Central do Brasil (BCB) uma autorização para atuar no Brasil como corretora de câmbio independente, a novidade deve permitir que a empresa reduza ainda mais as tarifas cobradas dos clientes nas remessas internacionais.

Sem depender de intermediários, custo de remessas da TransferWise no Brasil devem cair nos próximos meses.

Embora a TransferWise já seja uma das formas mais econômicas para se enviar e receber dinheiro do exterior (até 8x mais barata do que os bancos tradicionais), ainda assim a empresa tinha um custo muito alto no Brasil, se comparado a outros mercados, por conta da obrigatoriedade de atuar em parceria com empresas tradicionais de câmbio.

Então, na prática, a TransferWise poderá a partir de agora atuar sem o Banco Rendimento e a MS Bank, o que permitirá uma redução considerável nos custos que, porventura, deverão ser repassados aos consumidores.

A TransferWise atuava no Brasil como correspondente cambial do Banco Rendimento e do MS Bank.

Com a atuação independente, a gigante do câmbio de ampliar a atuação no Brasil (estava limitada a atender remessas de até R$ 30 mil) e, melhor, reduzir em até 50% a tarifa que hoje gira ao redor de 1,5% do valor da operação.

Além de envio e recebimento de moedas estrangeiras, a TransferWise também oferece aos seus clientes conta multimoeda em Dólar, Euro, Libra. Dólar Australiano e Dólar de Singapura. A licença obtida hoje pode, futuramente, permitir que a empresa ofereça conta multimoeda com saldo em Reais.

Outro produto que pode chegar em breve ao mercado brasileiro é o cartão de débito internacional da conta Borderless (sem fronteiras) que, diferentemente de outros mercados, não está ainda disponível para o Brasil.

Se a conta borderless ganhar cartão, deve concorrer diretamente com a conta em dólar do Banco BS2 e a Conta Global do C6 Bank, duas outras instituições que também oferecem opção de conta multimoeda aos brasileiros.

Com atuação no Brasil desde 2016, a empresa britânica viu o país se tornar um de seus principais mercados; por aqui o crescimento médio é 57% maior do que nos outros países em que a TransferWise atua.

Caso a empresa expanda a lista de serviços para, por exemplo, receber transferências do Google, Neteller, Stripe, Paypal Internacional, Payoneer, Skrill e tantas outras empresas internacionais, deve acirrar a concorrência entre as corretoras por aqui.

Matérias relacionadas