TransferWise recebe licença do Banco Central e promete cortar tarifas

Câmbio ainda mais barato! Essa é a promessa que a TransferWise traz para o Brasil após a licença obtida do Banco Central.

Nesta segunda-feira (08), a TransferWise anunciou que recebeu do Banco Central do Brasil (BCB) uma autorização para atuar no Brasil como corretora de câmbio independente, a novidade deve permitir que a empresa reduza ainda mais as tarifas cobradas dos clientes nas remessas internacionais.

câmbio, ilustração

Sem depender de intermediários, custo de remessas da TransferWise no Brasil devem cair nos próximos meses.

Embora a TransferWise já seja uma das formas mais econômicas para se enviar e receber dinheiro do exterior (até 8x mais barata do que os bancos tradicionais), ainda assim a empresa tinha um custo muito alto no Brasil, se comparado a outros mercados, por conta da obrigatoriedade de atuar em parceria com empresas tradicionais de câmbio.

Então, na prática, a TransferWise poderá a partir de agora atuar sem o Banco Rendimento e a MS Bank, o que permitirá uma redução considerável nos custos que, porventura, deverão ser repassados aos consumidores.

A TransferWise atuava no Brasil como correspondente cambial do Banco Rendimento e do MS Bank.

Com a atuação independente, a gigante do câmbio de ampliar a atuação no Brasil (estava limitada a atender remessas de até R$ 30 mil) e, melhor, reduzir em até 50% a tarifa que hoje gira ao redor de 1,5% do valor da operação.

Além de envio e recebimento de moedas estrangeiras, a TransferWise também oferece aos seus clientes conta multimoeda em Dólar, Euro, Libra. Dólar Australiano e Dólar de Singapura. A licença obtida hoje pode, futuramente, permitir que a empresa ofereça conta multimoeda com saldo em Reais.

Outro produto que pode chegar em breve ao mercado brasileiro é o cartão de débito internacional da conta Borderless (sem fronteiras) que, diferentemente de outros mercados, não está ainda disponível para o Brasil.

Se a conta borderless ganhar cartão, deve concorrer diretamente com a conta em dólar do Banco BS2 e a Conta Global do C6 Bank, duas outras instituições que também oferecem opção de conta multimoeda aos brasileiros.

Com atuação no Brasil desde 2016, a empresa britânica viu o país se tornar um de seus principais mercados; por aqui o crescimento médio é 57% maior do que nos outros países em que a TransferWise atua.

Caso a empresa expanda a lista de serviços para, por exemplo, receber transferências do Google, Neteller, Stripe, Paypal Internacional, Payoneer, Skrill e tantas outras empresas internacionais, deve acirrar a concorrência entre as corretoras por aqui.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente