X

Conta Salário não pode ter tarifa de manutenção

Conta Salário é uma modalidade de conta que não pode ter tarifa de manutenção, tipo de conta é exclusiva para o recebimento do salário e recebe apenas depósitos e transferências do empregador.

A cobrança de tarifa em Conta Salário é uma das principais razões para queixa no Banco Central, os bancos não podem cobrar tarifa caso a conta seja usada exclusivamente para receber o salário. O grande problema é que a maioria dos bancos acabam convencendo o cliente a optar por uma conta-corrente em vez de uma conta salário, o que abre brechas para que a instituição financeira cobre tarifas.

Por lei todas as contas salários devem oferecer gratuitamente os Serviços Essenciais do Banco Central, o que inclui:

  • Cartão de Débito para compras e saques
  • 4 saques por mês (no caixa eletrônico ou agência)
  • 2 extratos impressos por mês
  • 2 transferências entre contas da mesma instituição

Na conta salário não há a cobrança de TARIFA DE MANUTENÇÃO, o cliente pode utilizar gratuitamente todos os serviços essenciais regulamentados pelo Bacen. A desvantagem é que o cliente não tem acesso a diversos produtos e serviços financeiros na conta salário.

Produtos e serviços que a conta-salário NÃO permite:

  • Cartão de crédito
  • Empréstimo
  • Financiamento
  • Cheque Especial

A conta salário só recebe depósitos e transferências do empregador, isto é, ela só pode ser usada para receber o salário, qualquer depósito e/ou transferência de terceiro que não o CPF/CNPJ do empregador será, automaticamente, recusado pelo banco.

Para permitir a contratação de um leque maior de produtos e serviços a maioria dos gerentes acaba estimulando o consumidor a optar por uma conta-corrente ao invés de uma conta salário. Mas é preciso ficar atento a tarifa de manutenção, pois a conta-corrente pode ter tarifa.

Na conta-corrente o consumidor pode optar pela NÃO contratação de pacote de serviço, assim, o consumidor passará a utilizar os serviços essenciais do Banco Central, que é gratuito e oferece uma determinada quantia de transações sem nenhum custo.

Podemos concluir que a Conta Salário não pode ter tarifa de manutenção, mas ela possui funcionalidade limitada, já que recebe apenas depósitos e transferências do empregador; além disso a modalidade não inclui cheque especial, cartão de crédito, limite de empréstimo, etc. Já a conta-corrente pode ter todos os produtos financeiros, recebe transferência de terceiros e ainda ser isenta de tarifa de manutenção, basta que o correntista opte pelo pacote de serviços essenciais ou por uma conta digital ilimitada e gratuita como a do Banco Inter.

Matérias relacionadas