X
    Categorias: Pix

Bancos dificultam aumento de limite do Pix por segurança

Aumento de limite do Pix poderá demorar até 2 dias e, em alguns casos, ter que ser feito na agência.

Por segurança, muitos bancos passaram a dificultar o aumento de limite de pagamento pelo Pix, a novidade chega antes de uma resolução do Banco Central (BC) prevista para entrar em vigor em outubro de 2021, ela prevê que o aumento de limite do Pix deverá ocorrer apenas entre 24 e 48 horas. Em alguns bancos, dependendo do valor do aumento o correntista pode ter que fazer a solicitação na agência.

Aumento de limite de transferências do Pix não poderá mais ser instantâneo, as instituições terão que aguardar pelo menos 24 horas para implementar o novo limite solicitado pelo consumidor.

A ação dos bancos chega depois que o Procon de São Paulo pediu ao BC que limite as transferências do Pix em apenas R$500 por mês por pessoa, algo que, claro, não foi atendido pelo órgão regulador. Na mesma época a Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu um Projeto de Lei (PL) que pede a proibição do Pix no Estado.

A medida que o Pix se populariza, a criminalidade também começa a usar a tecnologia instantânea de pagamentos para fazer vítimas. Sem revelar números, o Procon de São Paulo informou que houve uma “explosão” no número de sequestros relâmpagos no estado depois que o Pix foi lançado pelo Banco Central do Brasil.

AUMENTO DE LIMITE DO PIX NÃO PODERÁ MAIS SER INSTANTÂNEO

De acordo com a nova normativa do BC, que entra em vigor em outubro de 2021, os bancos e as instituições financeiras que aderiram ao Pix terão que ter maior cautela com a liberação de novos limites de transferências instantâneas. Para evitar que a funcionalidade seja utilizada por criminosos em roubos e sequestros, por exemplo, após receber a solicitação de aumento de limite de transferência a instituição financeira terá que atender a solicitação apenas após 24 horas, mas, em alguns casos, a liberação do aumento poderá demorar até 2 dias.

Embora o aumento de limite seja dificultado, o mesmo não acontecerá com a redução, de acordo com o BC, a redução de limite do Pix terá que ser atendida imediatamente, ou seja, o consumidor não precisará aguardar para ter o limite reduzido.

Além da imposição de restrições para o aumento de limite do Pix, o BC também já reduziu consideravelmente o valor máximo dos pagamentos instantâneos à noite, das 20h às 6h, o valor máximo que pode ser transferido pelo Pix é R$ 1 mil.

Há ainda um mecanismo de segurança – já em vigor – que permite que as instituições financeiras “segurem” as transferências pelo Pix em até 1 hora. Nos dias úteis, e dentro do horário comercial, os pagamentos podem ser segurados por até 30 minutos para análise de segurança; já no período noturno essa retenção poderá chegar a até 1 hora.

No caso dos bancos tradicionais (que possuem agências) essa burocracia para aumento de limite pode vir acompanhada da necessidade de comparecer a uma agência. O BC trabalha com instituições financeiras para o aperfeiçoamento das tecnologias de validação por biometria facial, digital e de voz para que as operações se tornem mais seguras e, em contrapartida, dificultem o uso do Pix pelos criminosos.

Matérias relacionadas