X
    Categorias: Pix

BC libera nome social e personalização do nome no Pix

Nome dos estabelecimentos poderá ser personalizado no Pix das empresas e as pessoas físicas vão poder utilizar o nome social.

A resolução 79/2021 do Banco Central alterou várias regras do Pix, ela passou a permitir a utilização do nome social e a alteração do nome comercial dos estabelecimentos na chave do Pix. Além disso, passou a proibir a limitação da quantidade de transferências enviadas ou recebidas e, por último, liberou a integração de contatos da agenda do celular para facilitar as transferências instantâneas.

Nome que identifica a chave do Pix poderá ser personalizado pelos estabelecimentos; já as pessoas físicas poderão utilizar o nome social na identificação da chave. (divulgação)

Antes, a chave do Pix deveria mostrar exatamente a razão social do CNPJ, a partir de agora as empresas poderão adotar o nome comercial, o que deve facilitar a identificação das transações nos extratos dos consumidores.

Imagine comprar em uma loja que se chama Loja X, mas no pagamento do Pix aparecer o seguinte nome: João Silva Materiais Elétricos LTDA; isso acaba dificultando o controle do consumidor, muitos podem esquecer da transação e até achar que se trata de uma fraude, o que gera o risco de uma disputa indevida (contestação de pagamento).

Nas maquininhas as empresas já conseguem usar o nome comercial no lugar da razão social, isso não torna as transações menos seguras, pois a chave do Pix continuará sendo vinculado ao CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do empreendedor.

Para promover a inclusão, o Pix também vai permitir que as pessoas que se identificam com outro nome (inclusive do sexo oposto) utilizem o nome social. A adoção no nome social ficará a critério da instituição financeira, que poderá solicitar documentos que comprovem a necessidade e, consequentemente, evitar que a ferramenta seja utilizada em fraudes.

Já há alguns bancos que permitem a adoção no nome social no cartão, a iniciativa do BC cria essa possibilidade em todas as instituições financeiras que aderiram o sistema de transferência instantânea do Pix. A iniciativa pode evitar constrangimentos na hora de pagar, principalmente se a pessoa for trans.

Matérias relacionadas