Pix poderá ser integrado a agenda do celular

Consumidor poderá ver quais contatos da agenda do celular já possuem chave Pix.

Nesta quinta-feira (18), o Banco Central publicou a resolução de número 79 de 2021, no documento o órgão regulador permite a alteração do nome e/ou razão social de uma chave do Pix, libera a integração com a agenda do celular e proíbe que as instituições financeiras limitem o número de transações com Pix. Dentre as novidades, a possibilidade de integrar a agenda do celular é a que pode facilitar ainda mais o dia a dia dos consumidores.

Chave Pix na agenda do celular

Para facilitar transferências via Pix, consumidor poderá buscar contato que possui chave Pix cadastrada no número do celular ou e-mail pela agenda do celular.

De acordo com o BC, os bancos e as instituições participantes do Pix poderão lançar a integração da agenda do celular com o app bancário, assim, sem que seja necessário cadastrar na instituição financeira é possível descobrir quais contatos da agenda do celular já possuem chave de endereçamento do Pix cadastrada no número do celular ou e-mail.

O recurso deve facilitar novas transferências, pois eliminará a necessidade de adicionar manualmente o contato que está salvo na agenda do smartphone.

APP TERÁ QUE PEDIR PERMISSÃO DE CONTATO

Além de desenvolver o recurso nos aplicativos, as instituições participantes do Pix também terão que solicitar ao consumidor autorização para acessar a agenda do celular, visto que a novidade dependerá dessa permissão nos smartphones.

Cabe salientar, no entanto, que o consumidor poderá optar por recusar essa integração caso não concorde com a política de privacidade da instituição financeira. A política de privacidade das instituições financeiras terá que ser atualização para incluir o possível acesso a agenda do celular caso o recurso seja adotado pelo PSP (Provedor de Serviço de Pagamento).

Os celular com Android e iOS já exigem que os aplicativos solicitem autorização antes de acessar informações sensíveis como: contatos, fotos, calendário, chamadas, localização, dentre outros.

Atualmente, já há algumas instituições financeiras que integram a agenda do celular ao aplicativo, principalmente para permitir funcionalidades como: recarga de celular, envio de dinheiro por link, encontrar amigos que já são clientes da instituição, dentre outros.

Caso a agenda de contatos traga outras informações como, por exemplo, endereço de e-mail, essa informação também poderá ser utilizada pela instituição financeira para localizar uma determinada chave Pix. O nome completo do destinatário será mostrado exatamente como consta na informação financeira para evitar transferências indevidas.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente