X
    Categorias: iConta

iConta Itaú deixa de ser movimentada por talão de cheque

Talão de cheque deixa de ser oferecido aos correntistas da iConta, próximo passo da instituição pode ser acabar com o cheque especial no modelo digital para tentar estimular os clientes a migrar para o modelo convencional, que possui tarifa de manutenção.

O Banco Itaú vai retirar a possibilidade de solicitar talão de cheque na iContaconta digital sem tarifa de manutenção e com serviços ilimitados via canais eletrônicos – os clientes estão sendo notificados por e-mail, SMS e alerta no internet banking e nos caixas eletrônicos. Segundo o comunicado, quem quiser fazer uso de talonário de cheque deverá alterar a modalidade de conta para a convencional, ou seja, deverá cancelar a iConta e abrir uma conta-corrente convencional ou pedir a migração, já que não será mais possível nem pagando.

Nem pagando! Itaú não permitirá mais que cliente da iConta peça telão de cheque. Clientes vem sendo alertados pelo internet banking e através dos caixas eletrônicos.

O foco da iConta nunca foi talão de cheque, porém, até o ano passado era possível solicitar um talão de cheque com 10 folhas por R$35,00 (R$3,50 por folha). Em 2016 o banco privado passou a disponibilizar gratuitamente 10 folhas de cheques atendendo a uma regulamentação do Banco Central. Em Dezembro de 2016 o serviço estará suspenso, nem pagando o correntista vai conseguir pedir um talão de cheque.

De acordo com o comunicado do Itaú: “A iConta contém apenas serviços digitais, por isso o uso de cheque não estará mais disponível. Se precisar, altere seu pacote em uma agência.”.

BANCOS LIMITAM E/OU DIFICULTAM O ACESSO A CONTA GRATUITA

Os bancos estão limitando e/ou dificultando o acesso as contas digitais. Em Julho de 2016 o Banco do Brasil acabou com a Conta Eletrônica. Já o Bradesco retirou o formulário de abertura da DigiConta da internet – embora ainda seja possível abrir a modalidade direto na agência. O Itaú, por sua vez, acabou com a disponibilização de cheques na conta digital, obrigando os clientes que precisam desse meio de pagamento a migrar para o modelo convencional.

Uma fonte no Banco Itaú revelou que o próximo passo da instituição pode ser acabar com o LIS (cheque especial) aos clientes que optarem por continuar com esse modelo de conta-corrente que não cobra tarifa de manutenção e possui transações ilimitadas por canais eletrônicos, isso fará com que a modalidade gratuita fique mais limitada e, consequentemente, diminua o interesse na abertura e/ou na migração para o modelo gratuito (iConta).

Aliás, o banco já vem demostrando a falta de interesse na abertura desse tipo de conta. O APP Abreconta, por exemplo, disponibiliza todos os pacotes (inclusive o Serviços Essenciais), exceto a iConta.

Depois da iConta a melhor conta digital sem tarifa é a do Banco Intermedium. Essa última se destaca por oferecer um cartão de crédito internacional sem anuidade, algo que o Itaú não oferece.

Matérias relacionadas