Como funciona o LIS – Cheque Especial do Banco Itaú?

Caso tenha aberto uma conta recentemente no Banco Itaú é provável que já tenha disponível em sua conta um limite chamado LIS, ele aparece junto com o saldo de sua conta-corrente e fica disponível para utilização imediata a qualquer momento, ele é disponibilizado para os clientes do varejo, Uniclass e Personnalité.

dinheiro

O LIS é o Limite Itaú para Saque, que é um valor que o banco coloca a disposição do correntista para utilização a qualquer momento. Em outras palavras, é um empréstimo pré-aprovado em sua conta, porém, com os juros do cheque especial.

cheque-especial-itau

Devido ao fato do limite do cheque especial ser somado ao saldo da conta-corrente e colocado como “Total Disponível para Saque”, muitos clientes acabam confundindo e sacando todo esse valor achando que é o montante que tem disponível na conta-corrente, quando na verdade o LIS é uma linha de crédito pré-aprovada.

Os juros do cheque especial são um dos mais altos do mercado, só perdem para o rotativo do cartão de crédito. Nós não recomendamos a utilização dessa linha de crédito, se estiver precisando de dinheiro verifique a possibilidade de pedir um empréstimo pessoal em vez de usar o cheque especial que tem uma das taxas de juros mais altas do mercado.

O LIS só pode ser incluído na conta do cliente caso ele tenha autorizado a liberação da linha de crédito no momento da abertura da conta. Se você não quer ter esse montante disponível, basta pedir o cancelamento do limite de cheque especial ao gerente da sua conta no Itaú.

COMO USAR O LIS ITAÚ

O LIS é colocado na conta como se fosse um dinheiro que o cliente tem disponível na conta. Para utilizá-lo basta sacá-lo ou então usar o valor para fazer o pagamento de alguma conta, boleto bancário, transferência, etc. Toda vez que o saldo aparecer em vermelho ou negativo, significa que o cliente está usando a margem do cheque especial e, consequentemente, o LIS.

Para quitar o cheque especial basta depositar o valor na conta até que o saldo fique positivo. Quanto maior o segmento do cliente, maior costuma o limite do cheque especial. Caso faça uso desse crédito, nossa recomendação é para que a quitação seja feita o mais rápido possível.

Em outras palavras, ao usar o cheque especial você estará contratando um empréstimo com uma das taxas de juros mais altas do mercado. Além de juros, pagará IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o valor total do montante emprestado.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente