Retrocesso: Banco do Brasil acaba com Conta Digital e Eletrônica

Banco do Brasil suspende Conta Eletrônica BB, a conta digital sem tarifas, a partir do dia 28/09 já não é mais possível aderir ao pacote gratuito. Quem já possui a modalidade poderá continuar usufruindo TEMPORARIAMENTE dos benefícios.

O Banco do Brasil suspendeu a adesão de novas contas eletrônicas na instituição. Agora não é mas possível aderir a Conta Digital BB e os clientes que já possuem o pacote eletrônico poderão usufruir dos benefícios por tempo indeterminado, ou seja, a qualquer momento a instituição pode obrigar os clientes desse pacote a migrar para outro: tarifado ou serviços essenciais gratuito. A extinção da modalidade eletrônica é um retrocesso e vai contra a tendência do mercado que caminha para, cada vez mais, digitalização dos bancos e extinção da tarifa de manutenção.

A conta digital do BB era gratuita e ilimitada para transações pela internet, celular ou caixas eletrônicos, com ela o correntista conseguia fazer saques, transferências para qualquer banco, pagamentos, etc, de forma gratuita e ilimitada, desde que a transação fosse realizada por um canal eletrônico.

A Conta Digital BB foi lançada para fazer frente a iConta do Itaú e a DigiConta do Banco Bradesco. Recentemente a instituição alterou o nome da modalidade para BB Conta Eletrônica. A descontinuação da modalidade tem vigência a partir do dia 28 de Setembro de 2016, por enquanto é apenas para novas adesões.

Conta Eletrônica BB é suspensa para novas adesões nas agências do Banco do Brasil (reprodução/BB)

Conta Eletrônica BB é suspensa para novas adesões nas agências do Banco do Brasil (reprodução/BB)

O QUE ACONTECE COM OS CLIENTES QUE JÁ POSSUEM A MODALIDADE?

Os clientes que já possuem a modalidade de Conta Digital devem continuar a usufruir temporariamente dos benefícios, conforme informe o PDF da página de Serviços Descontinuados BB. A qualquer momento a instituição pode, infelizmente, migrar os atuais clientes para outro pacote ou então forçá-los a aderir ao pacote de Serviços Essenciais, que também é gratuito mas não oferece DOC/TED e não possui transações ilimitadas.

bb-descontinua-conta-eletronica

Acreditamos que a descontinuação desse pacote foi um “tiro no pé” da instituição. Pois a tendência de digitalização dos bancos é algo inevitável. Já temos o Banco Intermedium, Banco Original e o Neon. Em breve deverá ser lançado o Unobank, uma fintech que oferecerá serviços financeiros como correspondente bancário.

Greve dos bancários – A extinção do pacote eletrônico foi motivada pelos grevistas, pois está era uma das reivindicações para “preservar” o emprego no setor. Felizmente, ainda temos várias outras alternativas, pois a iConta, DigiConta e Conta Digital Intermedium continuam disponível para contratação. Mas, não sabemos se o Itaú e o Bradesco deverá aproveitar a “oportunidade da greve” para, também, descontinuar seus serviços eletrônicos e, assim, negociar melhor com os grevistas. Vale lembrar que a greve dos bancos já chega a 25 dias sem previsão para acabar.

Bancários exigiram mudanças no modelo de agências e contas digitais o que pode ter estimulado o BB a encerrar a modalidade (reprodução)

Bancários exigiram mudanças no modelo de agências e contas digitais o que pode ter estimulado o BB a encerrar a modalidade (reprodução)

Matérias relacionadas no Conta-Corrente