X
    Categorias: XP

Banco XP recebe código de três dígitos e ISPB

Código do Banco XP será o 348.

Em Dezembro de 2018 a XP Investimentos anunciou a criação de um banco, o aval do Banco Central foi concedido em Outubro de 2019, eis que agora o Banco XP finalmente recebeu um código de três dígitos do BC e ISPB (Identificador do Sistema de Pagamento Brasileiro), tal novidade vai permitir que a instituição financeira envie e receba pagamentos por DOC ou TED.

O código interbancário é indispensável para qualquer banco, sem ele a instituição não consegue enviar e receber transferências bancárias em nome dos correntistas; geralmente o código de três dígitos e o ISPB são parte da fase final da criação de um banco, seja ele físico ou digital.

Como banco múltiplo, Banco XP recebe código 348 do Banco Central do Brasil e passa a integrar o sistema brasileiro de pagamentos e transferências. (imagem: reprodução site BC)

Para o Banco XP, o Banco Central concedeu o código 348, já o ISPB da instituição passa a ser o de número 33264668.

Por que o código de três dígitos é importante? A criação de um código de três dígitos e ISPB fazem com que a instituição financeira seja integrante do sistema brasileiro de transferências, na prática a novidade permite que a instituição e seus clientes enviem e recebam transferências interbancárias, sejam elas por DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível).

O código 348 identifica o Banco XP; assim como o código 341 identifica o Banco Itaú e o 237 identifica o Bradesco, por exemplo. A tendência é que os correntistas com conta no Banco XP recebam um número de agência e conta-corrente, o que permitirá que eles enviem e recebam transferências interbancárias via DOC ou TED, sejam elas de mesma ou de diferentes titularidades.

A expectativa é de que o Banco XP aproveite a base de clientes da XP Investimentos, tal como fez a Modalmais e a Sofisa Direto quando lançaram um banco múltiplo. Hoje a conta da corretora XP é exclusiva para investimentos, o que faz com que a conta só permita o recebimento de transferências oriundas de conta de mesma titularidade na corretora.

Além de viabilizar transferências interbancárias, o Banco XP também deverá oferecer aos correntistas pagamento de contas, boletos, recarga de celular, etc, tal como um banco múltiplo. Como era de se esperar, a XP Investimentos integrará o rol de investimentos do Banco XP, o que promete fazer com que o novo banco múltiplo oferecerá uma solução completa para investidores.

Quando o Banco XP será lançado? Com a liberação do código de compensação, a expectativa é de que o banco seja lançado ainda em 2020, mas, até então, não há uma data específica. O banco não contará com rede de agências e permitirá a abertura de contas exclusivamente pela internet (provavelmente por aplicativo).

Matérias relacionadas