XP recebe aval do Banco Central para virar banco, instituição poderá lançar uma conta-corrente digital em breve.
A XP Investimentos recebeu autorização do Banco Central do Brasil para ter o seu próprio banco. Hoje a corretora de investimento já oferece uma conta exclusiva para aplicações financeiras que pode ser aberta via internet ou por aplicativo. A autorização do BC pode permitir que a XP ofereça em breve uma conta-corrente digital.
A autorização chegou como presente de natal para o Grupo XP. A instituição financeira começou em Porto Alegre em um pequeno escritório, mas esse ano deu um grande salto ao vender 49,9% de sua operação para o maior banco privado do país, o Banco Itaú.
Em um primeiro momento a autorização do BC poderá permitir que a corretora de investimento ofereça aos seus clientes linhas especiais de crédito com garantia de investimento. Futuramente pode ser que haja a oferta de cartões de crédito, débito e outros produtos de um banco tradicional.
Hoje cada investidor da XP possui um número de agência e conta exclusivo, mas só podem receber DOC e TED de mesma titularidade. A autorização para virar banco permitiria que os clientes passem a usar a conta como uma tradicional conta-corrente, o que permitira até mesmo o recebimento de transferências e depósitos de terceiros, tal como fez recentemente a Sofisa Direto.
A corretora tem hoje uma atuação bem agressiva no mercado, ela não cobra taxas para custódia de Renda Fixa, custódia de Bolsa, custódia de COE, Tesouro Direto e nem tarifas de TED para retiradas.
A XP possui forte operação no mercado brasileiro de investimento, além da XP Investimentos o grupo também é dono da Clear Corretora e, recentemente, comprou a Corretora Rico.
Aos poucos a XP vai fazendo movimento para virar um banco de varejo no Brasil, além de pedir a autorização ao Banco Central para virar banco o grupo já articulava a estruturação de uma seguradora com foco na comercialização de Previdência Privada.
A oferta de contas com abertura pela internet nunca foi tão grande no Brasil! O movimentou começou em 2015 quando o então Banco Intermedium começou a abrir contas pela internet; depois veio o Banco Original e tornou-se o pioneiro na abertura de conta-corrente pelo celular.