XP adquire participação majoritária na fintech Fliper

Fliper permite centralização de investimentos de diferentes instituições em uma única plataforma e, melhor, de forma automatizada.

A XP anunciou um fato relevante na manhã desta segunda-feira (08), a instituição informou que adquiriu participação majoritária na Fliper, empresa cujo principal produto é um aplicativo que permite gerenciar contas e investimentos de diferentes instituições em uma plataforma única e com dados consolidados.

Com app disponível para Android e iPhone, Fliper facilita gestão de desempenho de investimentos em contas de diferentes instituições financeiras. (imagem: reprodução aplicativo Fliper na Google Play Store)

De acordo com o fato relevante divulgado ao mercado, os fundadores da Fliper continuaram com participação na empresa e terão 100% de independência na gestão do negócio. A aquisição deve acelerar a entrada da XP no Open Banking, já que a Fliper já possui uma plataforma de gestão de dados financeiros dos clientes em múltiplas instituições financeiras que, eventualmente, poderá facilitar a adaptação ao Open Banking quando liberado pelo Bacen.

A aquisição, cujo valor não foi divulgado, ainda depende do aval do Cade e do Banco Central.

“O GUIABOLSO DOS INVESTIMENTOS”

O app Fliper pode ser considerado como uma espécie de “GuiaBolso dos investimentos, pelo aplicativo os clientes conseguem conectar contas em bancos e corretoras de investimentos, a partir daí o usuário tem uma visão consolidada sobre o desempenho carteira, podendo ainda utilizar filtros para otimizar a análise de desempenho.

O gerenciador de investimento também divulga aos usuários investimentos em outras instituições financeiras que, porventura, estejam com taxas interessantes, daí o interesse da XP em ser a principal controladora do aplicativo.

Fundada em 2017, a Fliper nasceu com o propósito de facilitar o dia a dia dos investidores, antes da aquisição o app já indicava – mediante consentimento do usuário – aplicações potenciais na XP Investimentos, Clear, Rico e dezenas de outras instituições financeiras, bancos e corretoras.

Hoje a Fliper mapeia mais de R$ 7 bilhões em aplicações financeiras dos clientes. A entrada da XP poderá potencializar o crescimento do app, visto que o marketing ficará a critério da gigante dos investimentos que possui ações negociadas na bolsa dos Estados Unidos.

Vale lembrar que, no segundo semestre de 2020, a XP está se preparando para lançar a sua conta digital própria, o que poderia permitir uma eventual fusão com o aplicativo de gerenciamento de investimentos. Pode ser que os serviços da Fliper sejam futuramente integrados às plataformas da Xp, por exemplo.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente