Conta digital da XP libera Pix em versão beta

Em julho, 100% dos correntistas da conta digital da XP poderão utilizar o Pix.

A XP finalmente começou a disponibilizar o Pix em sua conta digital! De acordo com o comunicado do banco, o Pix já está disponível para uma pequena base de clientes da instituição, a expectativa é de que as transferências instantâneas sejam liberadas para todos os correntistas em julho de 2021.

Conta Digital XP

Em julho o Pix estará disponível para todos os correntistas do Banco XP. (imagem: divulgação XP)

Inicialmente, cerca de 2.500 correntistas – principalmente funcionários e agentes autônomos de investimento – ganharam o recurso do app que, segundo a XP, ainda está em fase beta, isto é, em desenvolvimento.

O Pix permite que o correntista envie e receba dinheiro instantaneamente (e de graça), inclusive nos finais de semana e feriados.

A disponibilização do Pix na conta digital da XP é uma das principais demandas dos clientes. Cabe lembrar que, de acordo com o BC, o Pix é obrigatório em todas as instituições com um determinado número de cliente, como a conta digital da corretora não é utilizada por todos os investidores, a disponibilização do Pix se tornou opcional.

Cabe lembrar que na concorrência: Sofisa, BTG Pactual, BMG, Modalmais, dentre outras, o recurso de transferência instantânea já está disponível desde o lançamento do Pix em novembro de 2020.

As transferências instantâneas também ajudarão os investidores, pois eles poderão adicionar ou retirar valores da conta digital a qualquer momento e, melhor, sem taxas. Além de meio de transferência, o Pix têm sido utilizado como meio de pagamento por muitas empresas, há recursos que fazem com que as transferências instantâneas concorram com o cheque especial, cartão de crédito e até boleto bancário.

O sucesso do Pix têm surpreendido o mercado, as transferências instantâneas já superam o número de transferências via DOC e TED, juntos; e, recentemente, ultrapassou o número de boletos compensados, o que mostra que o brasileiro está aderindo rapidamente a tecnologia de pagamento criada pelo Banco Central.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente