Pix já supera boleto bancário em número de transações

Depois de superar DOC e TED, juntos; número de transações no Pix já bate total de boletos liquidados no Brasil.

O uso do Pix está crescendo de forma acendente, é o que mostra um documento divulgado pelo Banco Central no mês em que o sistema instantâneo completou seis meses de operação plena. De acordo com o documento, o número de transações com Pix já supera o número de boletos liquidados na câmara de compensação de boletos.

Boleto bancário pode ser caro e ainda demora até 3 dias úteis para ser compensado. Pix já supera o total de boletos liquidados por ser instantâneo gratuito para PF e, às vezes, para PJ.

Vale lembrar que o Pix já supera o volume de transações por DOC e TED, juntos. Entre novembro de 2020 e março de 2021 foram computadas mais de 1 bilhão de transações pelo sistema, o que gerou um total de R$ 787,2 bilhões em movimentações.

SUPERAR VOLUME DE BOLETOS COMPROVA O SUCESSO DO PIX

O fato do Pix ter superado em março a quantidade de boletos liquidados revela o potencial da tecnologia de pagamento instantâneo do BC. Cabe lembrar que no Brasil o boleto bancário é um dos métodos de pagamentos mais tradicional do país, eles são utilizados como método de cobrança por muitas empresas (inclusive concessionárias de serviços públicos).

Além de ser um sistema de pagamento instantâneo e gratuito para Pessoa Física, o BC ainda trabalha com outras soluções agregadas ao Pix, dentre as quais: Pix de Cobrança: alternativa ao boleto bancário; Pix Crédito: alternativa ao cartão de crédito; Pix Agendado: possibilidade de agendamento; Pix Saque: saque em estabelecimentos comerciais e caixas eletrônicos sem a necessidade de cartão (por QR Code); Pix Garantido: possibilidade de bloqueio de valores como “garantia” para lançamentos futuros, dentre outros.

Embora o Banco Central negue que o Pix veio para substituir DOC, TED, boleto bancário, cartão de crédito, dentre outros. O sistema é tão revolucionário que tem potencial para substituir diversos meios de pagamento, ademais, o sistema é barato, podendo ser gratuito inclusive para empresas, visto que muitos bancos estão oferecendo gratuidade no sistema para estimular a adoção da tecnologia de pagamento.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente