Pix Agendado será lançado em Setembro de 2021

Hoje facultativo, Pix Agendado terá que ser disponibilizado por todas as instituições em setembro de 2021.

Nesta quinta-feira (22), o Banco Central divulgou que no dia 01 de setembro de 2021 será lançada uma nova modalidade de pagamento instantâneo, é o Pix Agendado. De acordo com o BC, o Pix Agendado não precisará ser vinculado obrigatoriamente ao Pix de Cobrança, ele permitirá que os usuários do sistema agendem transferências para datas e horários futuros.

Pix Agendado

Recurso de agendamento de Pix estará disponível em todas as instituições em setembro de 2021, diz BC. (Imagem: divulgação BC)

São várias as situações em que o consumidor pode precisar programar uma operação, dentre elas: pagamento de salário, pensão, mesada, pró-labore, aluguel, mensalidade escolar, plano de saúde, etc.

Não haverá custos adicionais pela utilização do Pix Agendado.

A ideia é que o Pix Agendado permita que qualquer usuário do Pix (PF ou PJ) programe uma transferência para uma data e horário futuro, tal como já é possível com o agendamento de pagamento de contas e transferências em algumas instituições.

Diferentemente do tradicional agendamento, o Pix Agendado deve permitir ao usuário selecionar além da data o horário que o pagador deseja que a transação seja efetivada pela instituição financeira.

A versão agendada será útil também para as pessoas que precisam programar pagamentos recorrentes. Exemplo: em tal dia e horário será feito uma transferência para uma determinada chave Pix, tal transferência vai se repetir pelos próximos 12 meses.

Além do Pix Agendado, o BC prepara o lançamento de outras cinco modalidades, são elas: Pix de Cobrança, modelo de Pix que poderá substituir os boletos ao permitir a inclusão de juros, multa, descontos e outros encargos em um QR Code com data de vencimento; Pix Garantido, modalidade que deve concorrer com o cartão de crédito ao permitir parcelamentos; Pix Saque, retiradas em espécie em estabelecimentos comerciais; Pix Internacional, envio de remessas internacionais de forma instantânea; dentre outros.

Embora a obrigatoriedade do Pix Agendado seja só em setembro, já há algumas instituições financeiras que permitem que o usuário altere o envio “agora” para uma data futura, é o caso do Nubank e do Banco Original.

            

Matérias relacionadas no Conta-Corrente