Pix possibilitará saques em estabelecimentos em 2021

Novidade, segundo o BC, chega no segundo trimestre de 2021.

Na última segunda-feira (14), o Banco Central anunciou que o Pixsistema brasileiro de transferências instantâneas – será muito mais do que uma opção para pagar e transferir dinheiro, o sistema permitirá que o consumidor realize saques em estabelecimentos comerciais sem burocracia.

Pix do Banco Central e saques em 2021

Após uma compra com Pix, por exemplo, o consumidor poderá pedir ao caixa um saque instantâneo. (imagem: divulgação Banco Central)

De acordo com o órgão regulador, o saque pelo Pix nos estabelecimentos comerciais será feito por meio de QR Code, tecnologia similar ao que o Banco24Horas, da TecBan, utiliza para permitir saques sem a utilização de cartão em seus caixas eletrônicos.

Além de facilidade para os consumidores, o Pix também deverá beneficiar os estabelecimentos, uma vez que eles poderão reduzir a demanda por empresas de transporte de valores. Na rede Pix os estabelecimentos poderão disponibilizar valores para saques, sendo que o valor cai na conta do estabelecimento imediatamente após o consumidor realizar a retirada no estabelecimento.

Vantagens para os estabelecimentos:

  • Atraia potenciais consumidores – Os consumidores serão atraídos para o seu estabelecimento para realizar saques e, com o dinheiro na mão, poderão eventualmente adquirir algum produto e/ou serviço;
  • Reduz demanda por empresa de transporte de valores – O sistema também tem potencial para reduzir significativamente a demanda por transportes de valores (carro-forte), visto que os estabelecimentos poderão “depositar” os numerários através da disponibilização de valores para saques pelo Pix;

Vantagens para os consumidores:

  • Aumento significativo nos locais onde é possível retirar dinheiro em espécie;
  • Dispensa a necessidade de ter que ir em um banco ou caixa eletrônico;
  • Retire dinheiro direto no caixa usando a câmera do seu celular;

A ideia de disponibilizar saques em estabelecimentos comerciais não é nova! No Brasil já existem soluções que permitem saques no varejo, dentre elas: Brink’s Pay da Brinks; e uma solução do Sicoob que permite que os consumidores realizem saques em estabelecimentos comerciais que utilizam as suas maquininhas; o C6 Bank também testou recentemente saques em estabelecimentos que possuem maquininhas da instituição.

Como o Pix tende a ser adotado pela maioria das instituições financeiras, a tendência é que a iniciativa do Banco Central ajude finalmente a popularizar os saques em espécie nos estabelecimentos comerciais.

A expectativa é de que a novidade comece a ser disponibilizada já no segundo semestre de 2021, ou seja, entre Abril e Junho de 2021.

O lançamento deve impactar no mercado de caixas eletrônicos e até empresas que fazem o transporte de valores, visto que o novo sistema deverá ainda reduzir a circulação de dinheiro em espécie com a popularização dos chamados pagamentos digitais.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente