Pix de Cobrança é adiado para maio de 2021

Pix de Cobrança funcionará como alternativa ao tradicional boleto bancário.

Nesta segunda-feira (15), o Banco Central do Brasil publicou uma Instrução Normativa (IN) no Diário Oficial da União (DOU) no qual adia mais uma vez o lançamento do Pix de Cobrança. Inicialmente, o Pix de Cobrança estava previsto para ser disponibilizado em janeiro de 2021, mas foi postergado para 15 de março e, agora, 15 de maio de 2021.

QR Code Dinâmico do Pix

Pela segunda vez, BC adia o lançamento da funcionalidade do Pix que pode substituir os tradicionais boletos.

O Pix de Cobrança promete revolucionar o mercado de pagamentos no Brasil, pois ele funcionará como alternativa ao tradicional boleto bancário. As empresas poderão emitir QR Code do Pix com data futura, haverá inclusive opção para inserção de desconto para pagamento antecipado, juros e multa.

Com o segundo adiamento do lançamento, as instituições financeiras deverão concluir os testes de validação da modalidade de QR Code com vencimento até o dia 30 de abril de 2021. A partir do dia 01 de maio a solução começa funcionar em testes com usuários selecionados pelas instituições financeiras e, no dia 15 de maio de 2021 deve estar acessível a todos os interessados.

PIX ATÉ LÁ APENAS PARA PAGAMENTOS IMEDIATOS

O Pix está em funcionamento pleno no Brasil desde o dia 16 de novembro de 2020, por meio dele as pessoas e empresas conseguem enviar e receber pagamentos instantâneos, independente do dia e do horário.

No varejo o Pix já é aceito em estabelecimentos comerciais, inclusive nas tradicionais maquininhas de cartões.

A previsão é que com o lançamento do Pix de Cobrança o sistema criado pelo BC passe a ser utilizado como ferramenta de cobrança no dia a dia. O consumidor poderá mirar o QR Code e efetuar o pagamento com vencimento em data fatura, tal como ocorre nos boletos.

Com o advento do Pix de Cobrança, as empresas poderão integrar o QR Code do Pix nos tradicionais boletos para facilitar os pagamentos. O e-commerce deve ser o setor mais beneficiado pela tecnologia, visto que a solução permite a identificação do pagamento em até 10 segundos, algo que não ocorre com os boletos tradicionais.

Além do Pix de Cobrança, o Bacen também trabalha em outras soluções para o Pix, dentre elas: Saque em estabelecimentos comerciais e Pix de Crédito, essa última modalidade permitirá que os consumidores realizem parcelamentos com limite de crédito pelo Pix, tal como se fosse um cartão de crédito convencional.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente