Banco XP recebe código de três dígitos e ISPB

Código do Banco XP será o 348.

Em Dezembro de 2018 a XP Investimentos anunciou a criação de um banco, o aval do Banco Central foi concedido em Outubro de 2019, eis que agora o Banco XP finalmente recebeu um código de três dígitos do BC e ISPB (Identificador do Sistema de Pagamento Brasileiro), tal novidade vai permitir que a instituição financeira envie e receba pagamentos por DOC ou TED.

O código interbancário é indispensável para qualquer banco, sem ele a instituição não consegue enviar e receber transferências bancárias em nome dos correntistas; geralmente o código de três dígitos e o ISPB são parte da fase final da criação de um banco, seja ele físico ou digital.

Banco XP código 348

Como banco múltiplo, Banco XP recebe código 348 do Banco Central do Brasil e passa a integrar o sistema brasileiro de pagamentos e transferências. (imagem: reprodução site BC)

Para o Banco XP, o Banco Central concedeu o código 348, já o ISPB da instituição passa a ser o de número 33264668.

Por que o código de três dígitos é importante? A criação de um código de três dígitos e ISPB fazem com que a instituição financeira seja integrante do sistema brasileiro de transferências, na prática a novidade permite que a instituição e seus clientes enviem e recebam transferências interbancárias, sejam elas por DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível).

O código 348 identifica o Banco XP; assim como o código 341 identifica o Banco Itaú e o 237 identifica o Bradesco, por exemplo. A tendência é que os correntistas com conta no Banco XP recebam um número de agência e conta-corrente, o que permitirá que eles enviem e recebam transferências interbancárias via DOC ou TED, sejam elas de mesma ou de diferentes titularidades.

A expectativa é de que o Banco XP aproveite a base de clientes da XP Investimentos, tal como fez a Modalmais e a Sofisa Direto quando lançaram um banco múltiplo. Hoje a conta da corretora XP é exclusiva para investimentos, o que faz com que a conta só permita o recebimento de transferências oriundas de conta de mesma titularidade na corretora.

Além de viabilizar transferências interbancárias, o Banco XP também deverá oferecer aos correntistas pagamento de contas, boletos, recarga de celular, etc, tal como um banco múltiplo. Como era de se esperar, a XP Investimentos integrará o rol de investimentos do Banco XP, o que promete fazer com que o novo banco múltiplo oferecerá uma solução completa para investidores.

Quando o Banco XP será lançado? Com a liberação do código de compensação, a expectativa é de que o banco seja lançado ainda em 2020, mas, até então, não há uma data específica. O banco não contará com rede de agências e permitirá a abertura de contas exclusivamente pela internet (provavelmente por aplicativo).

                     

Matérias relacionadas no Conta-Corrente