Banco digital da XP Investimentos recebe aval do Banco Central

XP recebe autorização do BC para virar um banco digital completo.

Na última sexta-feira (11), o Banco Central do Brasil concedeu licença para que o banco digital da XP Investimentos comece a funcionar. Com a novidade, a corretora de investimento deve oferecer uma conta-corrente digital completa aos investidores.

XP

Banco Central concedeu aval para XP virar um banco, a novidade pode permitir que os investidores da empresa futuramente recebam transferências de terceiros; algo que hoje é proibido (imagem: divulgação / XP)

O movimento da XP Investimentos segue o da Sofisa Direto e o da corretora Modalmais que, recentemente, deixaram de oferecer apenas uma conta de investimento e passaram a oferecer também uma conta digital completa, o que permite pagamento de contas e até transferências interbancárias via DOC ou TED.

Em Dezembro de 2018 o Banco Central já havia concedido licença à XP para virar banco, mas agora finalmente a instituição recebeu licença para começar a operar como banco múltiplo.

De acordo com a XP, o aval do órgão regulador vai permitir que a corretora ofereça uma conta digital completa aos investidores, o que deve aumentar a oferta de produtos e serviços para além de uma corretora de investimentos.

De acordo com o CEO e sócio-fundador da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, “Teremos as condições de oferecer para os nossos clientes o crédito mais barato do Brasil, sem nenhuma taxinha e com uma experiência integrada com os meios de pagamentos e todos os seus investimentos, de um jeito extraordinário”, afirmou.

Caso a XP ofereça empréstimo pessoal com taxa de juros abaixo da média do mercado, pode ser que a instituição concorra diretamente com a NuConta do Nubank, pois a fintech já oferece empréstimos pessoais até 40% mais barato do que nos bancos tradicionais.

LIMITES DE CRÉDITO

Além de empréstimos com garantia de investimentos com taxas reduzidas, o Banco da XP também deve oferecer crédito pessoal e cartão de débito/crédito.

Em breve a instituição deve lançar um aplicativo para facilitar a abertura de uma conta digital no Banco XP para quem ainda não é correntista. Já para os investidores da instituição, a migração para a conta completa deverá ser feita online, pois o correntista terá que completar o cadastro com selfie e comprovante de residência, tal como determina regras do Banco Central.

A conta completa habilitará o envio e o recebimento de transferências de/para diferentes titularidades. Cabe lembrar que hoje a conta da XP é exclusiva para investimentos e só faz e recebe transferências entre contas da mesma titularidade do investidor, algo que deve mudar com a migração para o banco múltiplo.

A XP, Modalmais e a Sofisa Direto não são as únicas corretoras de investimentos a apostar na oferta de uma conta completa para conquistar novos investidores, o BTG Pactual também está em processo de transformação para virar um banco digital, processo que deve ser finalizado até o fim do segundo semestre de 2019.

O Banco Bonsucesso é outro exemplo, a instituição passou a se chamar Banco BS2 e se transformou em um banco 100% digital e com serviços ilimitados para Pessoa Física, tal como a conta digital do Banco Inter.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente