Como solicitar talão de cheque no Banco Inter?

Correntistas do Banco Inter podem depositar folhas de cheques na conta digital, mas a instituição NÃO emite talão de cheque, entenda.

O uso de cheque vem caindo a cada dia, principalmente nas grandes cidades, mas ainda é uma opção de pagamento bastante utilizada nos municípios do interior do Brasil. Hoje em dia está muito mais fácil aceitar essa opção de pagamento, pois é possível inclusive realizar a compensação via aplicativo no celular, sem que seja necessário ir até o banco. Neste artigo esclareceremos uma dúvida do leitor Felipe, ele pergunta se é possível solicitar talão de cheque no Banco Inter.

Infelizmente o Banco Inter não emite talão de cheque, mas o banco permite que os correntistas depositem folhas de cheques na conta digital por aplicativo; ou seja, é possível aceitar cheques como forma de pagamento, mas não é possível emitir um cheque pela conta digital.

O Banco Inter recomenda que os clientes utilizem as transferências via TED (Transferência Eletrônica Disponível) em vez de cheque, pois a transação é mais segura e o valor cai na conta do destinatário no mesmo dia útil quando enviado dentro do horário comercial. Normalmente a TED cai na conta do destinatário poucos minutos após o envio! Além disso, o Banco Inter é livre de tarifas!

O cheque é útil para compra de bens de alto valor (imóvel, automóvel, por exemplo), mas a boa notícia é que as transferências bancárias também servem para o mesmo propósito.

Cheques no Banco Inter

Banco Inter não emite talão de cheques, mas permite depósito de folhas de cheques de outras instituições por aplicativo. (divulgação)

COMO DEPOSITAR CHEQUE NO BANCO INTER

Acesse o menu do aplicativo e selecione a opção DEPÓSITO POR CHEQUE, daí é só seguir as instruções do aplicativo, será necessário tirar uma foto frente e verso da folha de cheque.

Para que o cheque seja compensado com sucesso, recomendamos que se atente aos seguintes cuidados:

  • O cheque deve estar NOMINAL ao titular da conta do Banco Inter;
  • O cheque deve estar CRUZADO
  • O cheque não pode estar muito amassado
  • Coloque o cheque sobre uma superfície plana e escura para melhorar a visibilidade da foto;
  • Após tirar a foto certifique-se de que todos os detalhes do cheque estão nítidos no aplicativo;

Caso esteja tudo certo, o valor do cheque será liberado em até 1 dia útil após o depósito em sua conta-corrente. Caso o cheque tenha algum problema (insuficiência de fundos no banco emissor, por exemplo), um e-mail será enviado para o correntista do Banco Inter.

O Banco Inter é um banco digital, não faz sentido para a instituição passar a emitir talão de cheques sendo que seus clientes podem fazer transferências ilimitadas para QUALQUER banco via TED. Aliás, são raras as pessoas e estabelecimentos que ainda aceitam cheque como forma de pagamento.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente