Por que é tão difícil fazer um cartão de crédito com o nome sujo?

Conseguir um cartão de crédito com o “nome sujo” é um ato quase que impossível. O quase se deve pelo fato de que muitas pessoas conseguem um cartão de crédito mesmo estando negativado, portanto, não é algo impossível, apenas improvável. Confira o porquê é tão difícil conseguir crédito nesta situação.

varios-cartoes-de-credito
O único tipo de cartão de crédito que não possui consulta aos órgãos de proteção ao crédito e que, portanto, não impedem o consumidor de adquirir crédito mesmo estando nesta situação são os cartões consignados, eles são debitados direto na folha de pagamento do aposentado, pensionista ou servidor público.

Como conseguir um cartão de crédito mesmo com o nome sujo:

  • Verifique se possui limite pré-aprovado no banco no qual é correntista – Alguns bancos liberam limite pré-aprovado aos seus correntistas. Já vi negativado conseguindo fazer cartão de crédito pois tinha um limite pré-aprovado ou então usou a transferência de limites para tirar o valor disponível no cheque especial e colocar no cartão de crédito.
  • Solicite um cartão com desconto direto em folha de pagamento – Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos podem solicitar um cartão de crédito consignado, ele não possui consulta ao SCPC ou SERASA pois é descontado direto na folha de pagamento/benefício, sendo assim, o risco de inadimplência é perto de zero.
  • Preencha propostas via internet – Tente fazer o cartão Nubank, Petrobras, Itaucard, etc, várias administradoras colocam a proposta via internet. Vai que você tem a sorte de ter um crédito aprovado. Fique atento, porém, que cada tentativa de crédito implicará em uma consulta ao seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, algo que pode, consequentemente, diminuir o seu Score de Crédito.

Risco de inadimplência é muito grande

O inadimplente já está com o nome no SCPC ou SERASA, portanto, supõem-se que ele já encontra dificuldade para obter crédito. Caso a instituição conceda crédito mesmo nesta situação, o risco do cliente se tornar devedor aumenta a medida que o cartão pode ser a única fonte de crédito do cliente. Se a pessoa já deixou de pagar uma dívida, quem garante que ela não fará o mesmo com o novo cartão de crédito.

Para definir o limite de um cartão de crédito a administradora, geralmente, faz uma análise de crédito baseada no score de crédito do cliente, caso a pessoa esteja com o nome no cadastro de inadimplente é natural que o score seja baixíssimo ou, em alguns casos, até inexistente.

A boa notícia é que após negociar a dívida é possível conseguir um cartão de crédito assim que o nome sair do SCPC ou SERASA. No geral nós recomendamos que aguarde, no mínimo, três meses para fazer uma nova solicitação de crédito após a retirada do CPF do cadastro de devedores.

Os cartões com bom índice de aceitação de ex-inadimplentes e que temos relatos são: Nubank, Digio, Itaucard, Intermedium, Santander, Cetelem (Submarino, Mercado Livre, Americanas, Shoptime), Sorocred, Avista e todos os bancos que emitem cartões com a bandeira ELO.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente