Claro Pay é a conta digital da operadora Claro no Brasil

Claro vai oferecer serviços financeiros à sua base de clientes.

A operadora Claro anunciou o lançamento do Claro Pay no Brasil, uma conta-corrente digital que funcionará como alternativa aos bancos tradicionais. A conta poderá ser aberta e gerenciada sem burocracia pelo celular, sendo 100% gratuita para as Pessoas Físicas. De acordo com a assessoria de imprensa da operadora, o Claro Pay já está funcionando em fase beta e, inicialmente, está disponível apenas aos clientes selecionados.

Claro Pay

Claro Pay viabilizará produtos e serviços financeiros através de um aplicativo para celular; a conta poderá ser aberta sem burocracia.

A ideia é que a conta Claro Pay seja liberada para todos os clientes da operadora no Brasil já em Janeiro de 2021. Por meio da conta é possível enviar e receber transferências pelo Pix, depositar por boleto, pagar contas e, claro, recarregar o celular da Claro e de outras operadoras nacionais.

Além dos serviços básicos de uma conta de pagamento, o Claro Pay também estuda oferecer cartão de crédito, investimentos, câmbio, seguros e demais produtos financeiros. A operadora, no entanto, não pretende virar banco! Os serviços financeiros serão oferecidos através de instituições parceiras da operadora.

Por regra do BC, a operadora precisa de uma instituição financeira por trás da conta digital. O Banco Inbursa foi a instituição escolhida pela Claro, vale lembrar que o banco pertence a Carlos Slim, dono do conglomerado no qual a operadora faz parte.

O que já se sabe só a conta Claro Pay:

  • Ela será 100% gratuita para pessoas físicas;
  • Terá integração com o Pix do Banco Central;
  • O lançamento oficial para clientes será em Janeiro de 2021;
  • Será possível pagar contas e boletos com o saldo da conta;
  • Haverá funcionalidade de recarga de celular de todas as operadoras (com bônus na Claro);
  • Outros serviços devem ser agregados à conta em parceria com instituições financeiras, dentre eles: empréstimo pessoal, cartão de crédito, seguros, câmbio e investimentos;
  • Pagamentos por aproximação nas maquininhas (via NFC) nos aparelhos compatíveis;
  • Possibilidade de colocar em débito automático a fatura de um plano pós-pago ou controle da operadora;

Por já nascer com integração ao Pix, a Claro Pay permitirá transferências instantâneas gratuitas, o valor cai na conta do destinatário em, no máximo, 10 segundos, independente do dia e do horário em que a transferência for realizada.

É esperado também que a Claro Pay ofereça vantagens e benefícios exclusivos para os clientes da operadora, tais como, planos diferenciados, degustação gratuita do plano Prezão Semanal para os clientes pré-pago que não possuem a oferta, dentre outros.

O lançamento de serviços agregados (investimentos, empréstimo, cartão de crédito, seguros, etc) é esperado para que a operadora possa rentabilizar o Claro Pay, até porque a conta já nasce com a proposta de oferecer os principais serviços bancários de graça.

COMO ABRIR A CONTA CLARO PAY

Como mencionado, a Claro Pay ainda está em fase beta e, portanto, só está disponível para usuários convidados da operadora. A boa notícia é que em Janeiro de 2021 todos os clientes da operadora já vão poder abrir a conta pelo aplicativo “Claro Pay” que será disponibilizado na loja de aplicativos Google Play Store (Android) e App Store (iPhone).

Por ser uma conta de pagamento, o processo de abertura será bastante simplificado, bastará tirar uma selfie, fotografar um documento oficial com foto e preencher um cadastro simplificado com seus dados.

Além de pagamentos por Pix usando a câmera do celular, a ideia é que a Claro Pay também tenha uma funcionalidade que permite que os correntistas paguem por aproximação pelo celular usando a tecnologia NFC (nos aparelhos compatíveis).

Ao lançar a sua conta própria, a Claro segue uma tendência do setor de telefonia móvel, que é o de disponibilizar serviços financeiros à base de clientes. A Tim Brasil, por exemplo, possui uma parceria com o C6 Bank para a oferta conjunta de serviços financeiros e de telefonia; já a Oi tem sua conta em parceria com a Conta Zap.

A Claro Pay aumentará a concorrência para os bancos tradicionais, bancos digitais e fintechs. A conta da operadora já chega com uma vantagem comercial, pois a empresa poderá oferecer o novo produto gratuito para os milhões de clientes.

A iniciativa da operadora deve contribuir para a bancarização dos brasileiros, visto que a conta oferecerá ao usuário diversos produtos e serviços financeiros através de um aplicativo no celular. A operadora também pode usar à sua rede de lojas como se fossem “agências bancárias”, permitindo que os novos clientes contratem o plano móvel e já saia da loja com a conta digital ativada e pronta para utilização, por exemplo.

Embora em um primeiro momento a conta deverá ser exclusiva para os clientes da operadora, a empresa já tem planos para liberar o produto financeiro para os não-clientes, também de forma gratuita.