Bradesco pode dar independência ao Next Bank

Transformação do Next em fintech daria independência ao banco digital e atrairia novos investimentos.

O Next é uma conta digital do Banco Bradesco, embora o banco digital possua uma estrutura própria junto à sede do banco em Osasco, a instituição ainda é muito dependente e possui a imagem ligada ao banco privado. De acordo com o site Valor Econômico, o Bradesco estaria estudando a independência do Next nos próximos meses, o que permitiria que a instituição recebesse investimentos de terceiros.

Para se tornar mais competitivo o Next pode virar uma empresa independente, o que deve transformar a empresa em uma fintech. A hipótese do Next virar um banco independente também não estaria descartada, o que deve separar ainda mais as operações do banco digital do banco tradicional.

Ao separar o Next, o Bradesco ainda atuaria como banco parceiro ou custodiante até que a futura fintech conseguisse autorização do banco central para virar banco, tal como já faz a Neon Pagamentos S/A com o Banco Votorantim.

Cartão Next Bank

Nos bastidores, Bradesco estuda independência do Next para fazer frente às fintechs em um modelo de negócio que permitira inclusive a capitação de investimento estrangeiro. (image: divulgação)

NEXT É UMA CONTA DO BRADESCO

Embora o Next seja um tipo de conta independente, cuja abertura e o atendimento é feito pelo celular, a instituição utiliza o código de compensação 237 do Bradesco para receber depósitos e transferências, visto que o Banco Next só existe na teoria, pois ele funciona apenas como uma conta digital do Bradesco.

A conta que pode ser aberta pelo celular conta com a principal vantagem de ter a estrutura completa do Bradesco, tanto que os correntistas do Next podem realizar saques nos caixas eletrônicos do Bradesco e do Banco24Horas.

O Next oferece inclusive um plano gratuito de conta-corrente e cartão de crédito, chamado de “Na Faixa”, o plano pode dar direito a uma conta com transações gratuitas e a um cartão de crédito internacional sem anuidade com a bandeira Visa. Para conquistar clientes o banco aposta em mimos que podem gerar uma economia de mais de R$300,00 por mês aos correntistas; recentemente a empresa também lançou um programa de cashback em parceria com um programa de fidelidade independente.

O movimento pode ser uma tentativa de transformar o Next em uma fintech do Bradesco, algo semelhante ao que fez o Banco Santander com a Superdigital Pagamentos S/A, fintech que já conseguiu expansão internacional ao começar a atuar no Chile em Novembro de 2018.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente