Correntistas do Next recebem notificação logo após o CPF ficar irregular na Receita Federal, entenda.
Se você é correntista do Next Bank deve ficar atento a situação do seu CPF na Receita Federal do Brasil (RFB), isso porque o documento em situação irregular poderá acarretar o bloqueio e até mesmo o cancelamento de sua conta-corrente. Alguns clientes que tiveram o CPF colocado como irregular pela Receita receberam uma notificação e um e-mail imediatamente após a mudança de status, entenda.
De acordo com informações divulgadas pelo Next, o correntista tem até 60 dias (contados a partir da notificação do banco) para regularizar a situação junto à Receita Federal e, assim, evitar o bloqueio da conta. Caso a conta seja bloqueada, se em até 30 dias a pendência não for regularizada a conta do Next é encerrada automaticamente pelo banco.
Resumo:
- 60 dias após a notificação do NEXT de CPF irregular a conta é BLOQUEADA;
- 30 dias após o bloqueio (vide item anterior) a conta é ENCERRADA;
É importante salientar que ter o CPF irregular nada tem a ver com dívida nos órgãos de proteção ao crédito. O CPF pode ficar irregular na Receita por “n” motivos, dentre eles:
- Não entrega da Declaração de Imposto de Renda quando se está obrigado;
- O contribuinte caiu na Malha Fina do Imposto de Renda;
- Divergência cadastral no CPF;
- Falecimento do titular;
- Processo administrativo e/ou judicial;
Embora o Next tenha um procedimento claro do que acontece quando o CPF fica irregular na Receita Federal. O procedimento de bloqueio e encerramento é igual em todos os bancos, a instituição alerta o consumidor nos primeiros 60 dias.
Mensagem enviada pelo Next:
“Hey! Parece que seu CPF está com algum problema. Pra continuar usando o next, você tem que regularizar a situação na Receita Federal. Se você não fizer isso em até 60 dias (contado a partir dessa data), sua conta vai ser bloqueada. Aí, depois de 30 dias de bloqueio, se nada mudar com seu CPF, ela vai ser encerrada. Tenta resolver isso? Valeu!”
Caso o cliente fique com o documento irregular por mais de 90 dias terá a conta automaticamente encerrada, tal como determina as regras do Banco Central.
O CPF (Cadastro de Pessoa Física) irregular é inválido para utilização no Sistema Financeiro Nacional (SFN), devendo o contribuinte regularizar a situação para continuar utilizando os serviços bancários.