Conta PJ do Nubank agora tem área de cobranças

Nova área de cobrança do Nubank quer pôr fim ao caderninho de cobrança das empresas.

Pensando em facilitar o dia a dia dos empreendedores, o Nubank lançou uma área de gerenciamento de cobranças no aplicativo, tal funcionalidade está disponível para todas as empresas com conta na fintech. O novo recurso permite gerar cobranças por boleto bancário ou Pix e ter uma visão geral de todos os valores a receber.

Cobrança Nubank PJ pelo APP

Nu PJ agora tem sistema de gestão de cobrança por boleto bancário e Pix no app. O recurso facilita o dia a dia dos empreendedores. (Imagem: divulgação Nubank)

A vantagem de gerar cobranças pelo Nubank é que além de uma visão geral de todos os pagamentos, o empreendedor ainda consegue compartilhar a cobrança – que pode ser via boleto ou Pix – por e-mail, WhatsApp, SMS, Facebook, Instagram, Twitter, dentre outras mídias.

De acordo com o Nubank, as cobranças por Pix são gratuitas e ilimitadas. Já as cobranças por boleto bancário estão sujeitas a cobrança de tarifa, visto que a conta PJ do roxinho não possui boletos ilimitados de cobrança.

As cobranças geradas pela funcionalidade podem ter 3 status, são eles:

  • Pendente – o pagamento ainda não foi realizado pelo consumidor;
  • Paga – o valor foi pago pelo consumidor e, consequentemente, já está disponível na conta PJ do roxinho;
  • Vencida – Caso o empreendedor tenha estipulado uma data de vencimento essa mensagem significa que o prazo definido passou. Caso o pagamento tenha sido feito por boleto bancário o empreendedor deve aguardar até 3 dias após o vencimento, visto que o consumidor pode ter pago a cobrança no último dia de vencimento (boletos demoram até 3 dias úteis para compensarem);
  • Cancelada – A cobrança foi cancelada pelo titular da conta PJ que gerou a cobrança (emissor);

COMO GERAR COBRANÇA PELO NUBANK

A seguir, confira o passo a passo para gerar cobranças pelo app do Nubank. É importante salientar que o novo recurso está disponível apenas no perfil PJ da conta digital, ou seja, não vale para a conta pessoa física.

A conta pessoal também possui a função cobrar, mas ela é diferente pois só permite a cobrança via Pix por chave aleatória.

Passo 1 – No aplicativo do roxinho, alterne entre o perfil da conta pessoal para a conta PJ. Ao entrar no perfil da conta jurídica você notará que a tonalidade do app mudará para um tom de roxo mais escuro;

Passo 2 – Na área de cards, clique em COBRAR;

Passo 3 – Em seguida será mostrado as duas opções de cobranças disponíveis, escolha entre COBRANÇA POR BOLETO BANCÁRIO ou PIX;

Passo 4 – Dê um nome a transação para facilitar a identificação;

Passo 5 – Descreva melhor a transação para facilitar a identificação: é possível incluir o produto ou serviço adquirido, número do pedido, CPF/CNPJ do pagador, número da Nota Fiscal, dentre outros. As informações adicionadas nesse campo também serão visualizadas pelo consumidor;

Passo 6 – Clique em GERAR COBRANÇA;

Passo 7 – Preencha o valor da cobrança e, no caso dos boletos, informe também a data de vencimento e o CPF ou CNPJ do pagador (obrigatório);

Passo 8 – A próxima etapa consiste na validação dos dados e, se tudo estiver certo, clique em ENVIAR COBRANÇA;

Passo 9 – Compartilhe: a cobrança pode ser compartilhada por WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, e-mail, SMS, dentre outras mídias. Caso o cliente esteja presente, é possível também mostrar o QR Code para ele, aí é só o pagador abrir o app do banco e fazer o pagamento através da câmera do celular;

Passo 10 – Acompanhe o status da cobrança: com a cobrança emitida e compartilhada, basta acompanhar o status no aplicativo do Nubank. O acompanhamento pode ser feito na opção COBRAR e, posteriormente, ACOMPANHAR;

É importante salientar que não há cobrança adicional pela utilização da nova área de cobrança do Nubank. No caso do Pix 100% do valor cobrado pela funcionalidade será liberado na conta do empreendedor após o pagamento, visto que o Nubank possui Pix ilimitado para PJ.

Já os boletos de cobranças podem ser emitidos ilimitadamente pelo empreendedor, mas existe a cobrança de R$3,00 por boleto pago.

Embora não haja limite de cobranças, o app do Nubank só permite gerar cobranças a partir de R$6,00. Caso o valor a receber seja inferior a esse valor, o recebimento deve ser feito com dados bancários, boleto ou Pix fora da área de cobrança do roxinho.

A nova funcionalidade do Nubank promete revolucionar a gestão de cobrança das empresas com conta na fintech. Há alguns bancos tradicionais que cobram pela funcionalidade, no roxinho o serviço pode ser acessado gratuitamente pelo app.

A única desvantagem do gerenciador de cobrança do Nubank é que ele só pode ser acessado pelo APP, o que impede que o recurso seja utilizado por empresas que dependem da gestão de multiusuários, por exemplo.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente