Pix será a forma de envio principal da conta do Nubank.
Antes mesmo do lançamento oficial do Pix do Banco Central, o Nubank começou a priorizar o envio de transferências pelo Pix para os clientes em que a funcionalidade já foi liberada. Na última sexta-feira (13), ao realizar uma transferência usando um contato salvo no aplicativo do Nubank fui surpreendido pelo envio instantâneo pelo Pix.
A tendência é que o Nubank, os bancos digitais e as fintechs passem a priorizar as transferências pelo Pix que, além de ser gratuita, ainda é instantânea, independente do dia e do horário em que o consumidor fizer o envio.
De acordo com o BC, no dia 16 de novembro de 2020 o Pix entrará em funcionamento pleno, a partir desta data a nova funcionalidade de transferência estará acessível para todos os clientes e terá o funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos finais de semana e feriados.
Vantagens do Pix em relação a TED:
- Envio pode ser feito em qualquer dia e horário;
- É possível transferir usando uma chave do Pix ou então os tradicionais dados bancários da TED;
- Transferências são gratuitas para as pessoas físicas;
- Dinheiro cai na conta do destinatário em, no máximo, 10 segundos;
- É possível pagar por QR Code usando a câmera do celular;
Para os clientes do Nubank em que o Pix já foi liberado, há muitos relatos de que no aplicativo não há mais opção para continuar o envio com TED (Transferência Eletrônica Disponível), o que pode ser um forte indício de que a fintech vai priorizar essa forma de envio em todas as suas transferências cujo destinatário não tenha conta no Nubank.
Embora o BC tenha dito que as transferências via DOC e TED continuarão existindo com o advento do Pix, a tendência é que esse tipo de transferência se torne obsoleta no Brasil. No DOC o envio chega a demorar até 3 dias úteis; já a TED cai no mesmo dia, mas o envio só pode ser realizado em dias úteis e dentro do horário comercial dos bancos.
Para o consumidor PF ou PJ, receber e transferir por Pix acaba sendo mais vantagem.