Nubank lança autenticação em dois fatores em parceria com a MasterCard

Compra online agora está sujeita a confirmação de compra pelo app do Nubank.

O cartão de crédito do Nubank ganhou um novo recurso que promete tornar mais seguras as compras pela internet. No último domingo (19), o aplicativo da fintech ganhou integração com o MasterCard Secure Code 2.0, o que cria uma camada extra de proteção para compras online nos e-commerces que utilizem o protocolo de segurança 2.0 da bandeira.

De acordo com o Nubank, a integração com o protocolo de segurança da MasterCard torna as compras mais seguras pela internet, pois, em sites que utilizam o sistema, poderá ser exigido que o consumidor confirme a compra pela internet no aplicativo do roxinho.

Basicamente, ao fazer uma compra em um site ou app que utilize o MasterCard Secure Code 2.0, a empresa terá a possibilidade de enviar ao cliente um segundo fator de autenticação que, no caso do Nubank, é a confirmação da tentativa de compra pelo aplicativo.

BASTA RESPONDER SIM OU NÃO NO APLICATIVO DO NUBANK

O usuário receberá uma mensagem perguntando: “Você está comprando em ESTABELECIMENTO X, NO VALOR DE X” responda “SIM” ou “NÃO”, tal como mostra a imagem abaixo:

Autenticação de Compra Online Nubank

Nubank adota autenticação de duas etapas da MasterCard e compras pela internet agora podem exigir a confirmação no aplicativo. (imagem: divulgação Nubank)

Ao clicar em SIM a compra é aprovada normalmente. Já nos casos em que o correntista responder NÃO ou não responder a notificação dentro de cinco minutos, por segurança, o cartão é bloqueado.

Em caso de tentativa de fraude confirmada a recomendação é para que seja emitida uma nova via do cartão físico (sem custos). Já nos casos em que a tentativa de fraude for com o cartão virtual, a fintech cancelará o cartão online e permitirá que o correntista gere um novo pelo aplicativo na hora.

É importante notar que a autenticação em dois fatores não será exigida em todas as compras pela internet, apenas nos sites ou apps que utilizam o recurso de segurança da bandeira. Ademais, as próprias empresas decidem se a autenticação em dois fatores será ou não aplicada a determinada compra, decisão que leva em consideração o risco da transação e o perfil do consumidor (primeira compra, por exemplo).

Ainda de acordo com a fintech, a autenticação de segurança foi habilitada em todos os seus cartões, isto é, cartão de crédito, débito e virtual.

No Brasil o Nubank MasterCard é um dos primeiros a adotar a tecnologia.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente