Diferença entre transferência via DOC C e D

DOC D e DOC C é uma nomenclatura utilizada para identificar transferências de mesma ou de diferente titularidade.

Há dois tipos de DOC (Documento de Ordem de Crédito) que podem aparecer no seu extrato bancário, DOC C e DOC D. São raros os consumidores que sabem a diferença entre esses dois tipos de transferência interbancária. Neste artigo o Portal Conta-Corrente explicará sucintamente qual tipo de DOC você deverá realizar.

Com a TED transferir dinheiro de um banco a outro é fácil e rápido.

Basicamente o que diferencia o DOC C do DOC D é o destinatário dos recursos. O DOC C é usado para transferir recursos para contas bancárias de terceiros, ou seja, o destinatário dos recursos não é o mesmo que envia. O envio do DOC C pode ser feito por Pessoas Físicas (CPF) ou por Pessoas Jurídicas (CNPJ). Lembre-se: se o titular for o mesmo da conta de origem o DOC será do tipo C.

Já o DOC D é utilizado para identificar transferências de mesma titularidade. Para que o envio seja realizado pelo DOC D é necessário que o destinatário dos recursos seja exatamente o mesmo que envia. Para que o DOC D seja compensado é obrigatório que o CPF ou CNPJ da conta do destinatário seja o mesmo da conta de origem.

DOC tipo E – Há também o DOC E, ele é utilizado apenas para identificar DOCs devolvidos. As transferências via Documento de Ordem de Crédito apresentarão a mensagem de DOC E quanto a conta-corrente ou poupança de destino dos recursos tiver titularidade distinta (diferença) da que foi informada no momento da transferência.

Resumindo:

  • DOC D – transferência de mesma titularidade
  • DOC C – transferência de diferente titularidade
  • DOC E – transferência com titularidade distinta (utilizado apenas em caso de devolução de transferência por erro no CPF/CNPJ do destinatário)

Geralmente o cliente não precisa preencher se o DOC é do tipo C ou D, o próprio sistema da instituição financeira já faz a categorização de acordo com o que o cliente responde no formulário. Se o cliente coloca que o DOC é para conta de mesma titularidade a transferência é, automaticamente, identificada como sendo do tipo D; caso a transferência seja identificada como sendo para terceiros o sistema atribui o tipo C, e assim por diante.

Observação: O DOC possui limite de envio, é possível fazer transferências de até R$4.999,99. Para valores superiores deve-se utilizar a TED (Transferência Eletrônica Disponível), cuja compensação é feita no mesmo dia (geralmente em poucos minutos).

Matérias relacionadas no Conta-Corrente