Fim da Tag? Sem Parar lança pagamento de pedágio por Bluetooth

Fim do adesivo? Sem Parar testa pagamento por Bluetooth no celular.

O Sem Parar – empresa mais famosa no ramo de pagamento automático de pedágios – acaba de lançar uma solução que promete dispensar a necessidade de adesivos e/ou tags nos veículos em pedágios e postos de combustíveis; trata-se do Sem Parar Pay, tecnologia que permite que qualquer pessoa pague pedágios pelo celular através da tecnologia Bluetooth.

Sem Parar

Sem Parar, depois de incluir Pix, empresa de pagamento automático em pedágios lança pagamento via Bluetooth que dispensa adesivo, tag ou qualquer outro dispositivo instalado no painel do carro. (imagem: reprodução logo Sem Parar)

Por ora, o Sem Parar Pay funciona apenas nas cabines manuais de pedágios, para utilizá-lo o motorista só precisa ativar a funcionalidade pelo app da empresa disponível para Android ou iOS; antes de chegar na cabine do pedágio basta deixar o Bluetooth ativado e, na cabine manual, informar ao atendente que deseja pagar com Sem Parar Pay.

A vantagem do Sem Parar Pay é que o pagamento pode ser feito de forma pré-paga por Pix, boleto bancário, cartão de crédito ou conta bancária cadastrada.

A tendência é que, futuramente, o Sem Parar Pay também possa ser utilizado nas cabines automáticas de pedágio. Hoje, mesmo nas cabines manuais, o pagamento com o Sem Parar Pay é efetuado em segundos, o que já agiliza a viagem do condutor em relação aos outros meios de pagamento (principalmente dinheiro na cabine).

Como funciona? Antes Bluetooth da cabine de pedágio localizam o dispositivo cadastrado, após a identificação de que a placa do veículo é a mesma cadastrada no APP, faz a cobrança automática da tarifa liberado a cancela do pedágio.

Infelizmente, o Sem Parar Pay via Bluetooth ainda não funciona em todas as cabines de pedágio, apenas em algumas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em fase de testes a tecnologia também está sendo utilizada em alguns postos de combustíveis de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo.

Embora o adesivo de pedágio (tag) seja o método mais prático para pagar pedágios de forma automática, muita gente não usa a tecnologia devido à necessidade de aguardar o recebimento pelos Correios ou por ter que ir a um posto autorizado para adquirir o produto.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente