Como funcionam as transferências via TEF

As transferências interbancárias via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TED (Transferências Eletrônicas Disponíveis) já estão bastante popularizadas no país. Neste artigo explicaremos o que é e que como funcionam as transferências via TEF (Transferências entre contas da mesma financeira), esse tipo de transferência nada mais é do que as transferências entre contas da mesma instituição.

A sigla TEF não é tão conhecida como o DOC e a TED pois as instituições costumam adotar o termo “transferência entre contas” para simplificar.

Além do DOC e TED existem as transferências via TEF, que são remessas de dinheiro entre contas da mesma instituição e que, geralmente, são instantâneas e disponibilizadas também fora do horário comercial. (reprodução)

Por exemplo:

  • Transferências entre contas do Banco Itaú;
  • Transferências entre contas do Bradesco;
  • Transferências entre contas do Banco Inter;
  • Transferências entre contas do Banco do Brasil;
  • Transferências entre contas da Caixa Econômica Federal; etc

Para que a TEF ou transferência entre contas seja realizada é necessário que a instituição de destino dos recursos seja a mesma da origem. A transferência via TEF pode ser feita entre as contas da mesma agência ou de agências diferentes.

Por ser uma transferência interna, a TEF está disponível todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. Os bancos geralmente limitam as transferências no horário noturno para a segurança dos correntistas.

VANTAGENS DAS TRANSFERÊNCIAS VIA TEF

As transferências podem ser enviadas fora do expediente bancário (inclui finais de semana e feriados);
Algumas instituições permitem as transferências entre contas da mesma instituição 24h;
Não há custo para fazer a transferência de recursos entre contas da mesma instituição;
O valor cai na hora na conta do destinatário (geralmente o delay é de apenas alguns minutos);
Não é necessário ter o CPF ou CNPJ do dentinário dos recursos, basta ter os dados da conta e confirmar os dados da transferência na tela seguinte;

Não faz sentido o correntista ter que pagar por DOC ou TED para transferir recursos entre contas da mesma instituição, aí que entram as transferências via TEF.

Por questão de segurança os bancos podem limitar o valor diário disponível para este tipo de transferência de acordo com o perfil do consumidor. Caso precise transferir um valor maior que o seu limite de transferência basta entrar em contato com a instituição financeira e pedir para aumentar o limite de transferências entre contas da mesma instituição. Em alguns bancos o pedido de aumento pode ser feito via internet banking.

Última atualização: 17 de Junho de 2018 às 13h (UTC-3) por Bianca Mendes