Clientes do BB podem fazer consultas pelo Whatsapp, Twitter e Facebook

BB permitirá consultas de conta-corrente e cartão de crédito por Whatsapp, Twitter e Facebook.

O Banco do Brasil está investindo pesado em Inteligência Artificial (IA) por meio de chatbots para permitir que os correntistas realizem transações via redes sociais com segurança. O banco estatal anunciou esse mês que vai liberar consultas pelo Twitter e Whatsapp; além de aumentar o número de serviços disponíveis pelo Messenger do Facebook.

Burocracia BB

Banco do Brasil está investindo em atendimento via redes sociais para conquistar consumidores (divulgação)

No caso do Twitter o correntista precisa enviar uma mensagem privada para o perfil verificado do Banco do Brasil (@bancodobrasil) e seguir as instruções do atendimento eletrônico (chatbot). É importante que o usuário confira atentamente se o perfil verificado do Banco do Brasil antes de enviar a mensagem.

As transações que envolvem débito, tais como: pagamentos, transferências, recarga de celular, saque sem, etc; não estão disponíveis via redes sociais.

Em Agosto de 2017 o Banco do Brasil passou a usar a inteligência artificial – que responde em linguagem natural e aprende continuamente com as interações – para tirar dúvidas pelo aplicativo de mensagens do Facebook, desde então a instituição registrou mais de 500 mil interações de cerca de 60 mil clientes, deste total apenas 30% foram feitos por seres humanos, o que ampliou a capacidade de atendimento da instituição.

COMO INTERAGIR COM O BANCO PELO WHATSAPP

A solução mais aguardada pelos correntistas é a que permite que os correntistas da instituição realizem consultas e sejam atendidos via mensagem pelo Whatsapp. Para usar a novidade basta que o correntista ou titular de um cartão de crédito do Banco do Brasil envie uma mensagem para o número oficial do banco (61) 4004-0001 e inicie uma conversa. O atendimento eletrônico via chatbot solicitará que o correntista vincule a conta-corrente e/ou cartão de crédito à rede social através da validação do número de celular via mensagem SMS e também informe a senha de oito dígitos (a mesma usada para acesso ao internet banking – não é a senha do cartão!).

Um dos principais desafios da novidade é ganhar a confiança do consumidor. Embora as redes sociais como Facebook, Twitter e Whatsapp façam parte da rotina da maioria dos brasileiros, pouca gente confia em utilizar as redes sociais para transações relacionadas à conta-corrente e/ou cartão de crédito.

As transações via Whatsapp estão limitadas a consulta de saldo, extrato, 2a via de fatura de cartão de crédito e consulta de opções de investimento. Há também a possibilidade de atendimento básico; mas a expectativa do BB é ampliar gradualmente o número de serviços disponíveis.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente