A mudança é positiva pois facilitará a identificação das transferências.
O Banco BS2 informou nesta quinta-feira (21), que alterará o número do SWIFT e da conta bancária internacional dos usuários. O comunicado foi enviado por e-mail a todos os correntistas que possuem a conta internacional com saldo em Dólar dos Estados Unidos (USD).
De acordo com o Banco BS2, a mudança é devido a alteração do país de jurisdição em que a conta internacional da instituição está domiciliada; atualmente, o SWIFT é vinculado a uma conta do BS2 no Brasil. Em breve, a conta em dólar será vinculada ao BS2 nas Ilhas Cayman, subsidiária do banco que oferece suporte para os serviços internacionais do banco.

Em e-mail enviado aos correntistas, Banco BS2 comunica alteração de dados da conta internacional; as vantagens da conta permanecem as mesmas! (imagem: reprodução e-mail Banco BS2 / mudança de código Swift)
A mudança não será abrupta, após a alteração os correntistas poderão continuar utilizando os dados antigos normalmente por até 2 (dois) meses; sendo que os prazos serão comunicados por e-mail assim que a novidade for implementada nos próximos dias.
Transcrição do e-mail enviado pelo banco aos correntistas:
“Alguns dados da sua conta internacional BS2 mudarão nos próximos dias
Olá, Junior. Tudo bem?
Duas informações de seus dados da conta internacional serão alteradas nos próximos dias: o código Swift e o número da conta. Apenas estes dois dados, ok!?O que exatamente será alterado?
Acessando a opção “Dados da sua conta” na conta internacional, dois campos serão alterados: o código Swift do Banco BS2 e o número da conta, atualmente identificado como IBAN. O país de domicílio, moeda e dados do banco intermediário continuam os mesmos.
O que isso muda para mim?
A alteração tem impacto somente para quem recebe ordens de pagamento do exterior. Apenas os dados mudam e sua experiência com a conta internacional continua a mesma, incluindo as tarifas.
Preciso alterar meus dados no exterior imediatamente?
Não, seus dados antigos continuarão funcionando normalmente por mais dois meses – avisaremos todos os passos por e-mail.
Por que será feita essa mudança?
Embora a conta internacional seja domiciliada nas Ilhas Cayman, o código Swift atual é vinculado ao BS2 do Brasil. O novo código será nativamente vinculado ao BS2 de Cayman, facilitando a localização da conta e reduzindo erros por parte dos bancos no exterior.
E o número da conta?
O número da sua conta, atualmente identificada como IBAN, será alterado justamente por essa mudança no código Swift, já que Cayman não utiliza o padrão IBAN. Este deixará de ser IBAN e passará a somente ser identificado como “Número da conta”, inclusive de menor comprimento e também menos suscetível a erros de digitação.
Lembrando que, neste momento, seus dados atuais continuam funcionando.
Fique atento ao seu e-mail para mais informações.”
Os serviços da conta digital permanecem os mesmos, ou seja, os correntistas poderão enviar e receber transferências internacionais em Dólar; e terão acesso a um cartão de débito para compras e saques no exterior.
O número da conta é atualmente identificado pelo IBAN, ele será alterado justamente por esse motivo. Com a novidade os correntistas ganharão um número de conta no exterior mais curto, o que facilitará a localização da conta e será menos suscetível a erros de digitação, por exemplo.