Inter aumentou a segurança no processo de recuperação de senha, entenda.
O Banco Inter aumentou consideravelmente a segurança no processo de recuperação de senha, agora são solicitadas diversas informações para garantir que apenas o real titular da conta conseguirá cadastrar um novo código de acesso, impedindo o acesso não autorizado. O novo procedimento aumenta a segurança dos correntistas e inibe fraudes financeiras, tornando a Conta Digital mais segura.
Antes bastava fornecer um token enviado por SMS e e-mail para conseguir cadastrar um novo código; agora o banco pode solicitar o CPF ou CNPJ do titular, data de nascimento, informações cadastrais, e-mail, código de segurança do cartão físico, pergunta de segurança relacionada as últimas transações e um token de segurança enviado por e-mail e SMS.
Além de aumentar a segurança no processo de recuperação da senha por aplicativo o banco também introduziu um novo algorítimo que dará mais segurança aos correntistas, pois impedirá o acesso não autorizado à conta digital. Ao fazer o login na conta pelo internet banking o banco pode solicitar uma chave de segurança (token) enviada por mensagem SMS e e-mail cadastrado.
Cabe lembrar ainda que todas as transações no Banco Inter precisam ser validadas por token enviado via SMS e e-mail, o que aumenta a segurança dos correntistas.
Um detalhe interessante é que a opção de recuperação de senha não está mais disponível no acesso via computador, só é possível utilizar o “esqueci minha senha” pelo aplicativo, pois o banco pode exigir a verificação de dados e, em alguns casos, uma selfie instantânea para garantir que o processo de recuperação é realizado apenas pelo titular da conta-corrente.
No e-mail ou SMS de verificação (token ou chave de segurança) agora também consta o tipo de transação em que o código deve ser utilizado para autorizar: transferência, login, atendimento telefônico ou pagamento. Cabe lembrar que o código enviado por e-mail ou mensagem SMS para autorizar transações financeiras jamais deve ser informado por telefone, sendo a sua utilização exclusiva para acesso ou validação de transações no Internet Banking ou aplicativo do Banco Inter.
O token para validar atendimento na central de atendimento (telefone) é alfanumérico, ou seja, contém uma combinação de letras e números, além disso ele vem acompanhado da informação: “exclusivo para autorizar atendimento”.
Dicas de segurança:
- Jamais informe a senha ou token de acesso para terceiros;
- Nunca digite a senha ou token em sites e aplicativos que não sejam o do Banco Inter;
- Jamais forneça o token para validar transações por telefone (ligação);
- Tenha uma senha de bloqueio sempre no seu celular;
- Evite que mensagens SMS sejam mostradas na íntegra no seu celular quando bloqueado;
- Cuidado ao acessar à conta usando dispositivos públicos ou de terceiros;
- Mantenha seu cadastro sempre atualizado junto ao banco;
- Nunca utilize a mesma senha em múltiplos serviços;
- Jamais anote a senha junto ao cartão da conta;
O token por SMS está sendo abandonado gradativamente pelos bancos, acreditamos que seja questão de tempo até o Banco Inter lançar um aplicativo com token (chave de segurança) integrado, visto que essa é uma tendência do setor financeiro.
Em caso de divergência em alguma informação durante o processo de recuperação, a recuperação só poderá ser feita via Central de Atendimento, por questões de segurança.