Vem aí o cartão virtual do Banco Inter! Recurso já está em fase final de testes e deve ser lançado no aplicativo nas próximas atualizações.
O Banco Inter ainda não oferece cartão virtual para compras em sites e aplicativos, mas isso pode estar próximo de mudar! Informações obtidas com exclusividade pelo Conta-Corrente apontam que o banco está testando o uso do cartão virtual com funcionários em fase beta.
O projeto-piloto do cartão virtual acontece em parceria com a processadora de pagamentos do Banco Inter.
A rodada de testes é fundamental para garantir o bom funcionamento antes do recurso ser implementado no aplicativo para todos os correntistas.
O cartão virtual do Inter deve estar disponível também para usuários que não possuem limite de crédito, pois o cliente poderá gerar a versão digital tanto na função crédito quanto no débito. O cartão virtual gerado por correntistas que não possuem limite de crédito deve ter funcionamento parecido com o da Neon Pagamentos, ou seja, o cartão virtual funcionará no “crédito” para compras online, mas debitará o valor de cada transação à vista do saldo da conta-corrente.
Os cartões virtuais do Banco Inter que, provavelmente, serão oferecidos:
- Virtual de débito – Funcionará como “crédito”, mas debitará o valor das compras à vista da conta-corrente. Essa modalidade não permitirá o parcelamento de compras;
- Virtual de crédito – Será a versão digital do cartão de crédito do Banco Inter, ela funcionará como crédito podendo ser utilizado tanto para compras à vista quanto parceladas (em sites e APPs que disponibilizam o financiamento de compras). As compras no cartão virtual de crédito são lançadas na fatura do cartão de crédito principal do correntista;
O Inter também possui seu próprio sistema de pagamento via QR CODE, o Interpag, com ele é possível pagar instantaneamente pessoas e estabelecimentos, o serviço pode ser utilizado por pessoas e empresas para receber pagamentos com custo zero! Uma ótima alternativa às maquininhas de cartões de crédito e débito; mas que ainda é pouco utilizado por lojas virtuais.
MAIS SEGURANÇA NAS COMPRAS PELA INTERNET
A principal característica do cartão virtual é a segurança! Ele permite que os correntistas comprem pela internet – sites ou aplicativos – sem precisar informar os dados do cartão físico.
Em algumas instituições o cliente consegue inclusive personalizar o cartão por compra e valor, podendo gerar um cartão virtual para uso único ou recorrente.
Dentre as instituições que já oferecem esse recurso podemos citar: Itaucard do Banco Itaú, Ourocard do Banco do Brasil, Nubank, Credicard, Banco Original, Enbax, BS2, Superdigital, Sofisa Direto, dentre vários outros.
Cabe lembrar que o cartão de débito do Banco Inter já funciona no Uber, Netflix, Deezer e Spotify.
Para comprar online o correntista do Banco Inter também pode adquirir Gift Cards pela conta digital. A compra é feita direta pelo aplicativo e sem nenhum custo adicional para o usuário. Atualmente é possível adquirir Gift Cards para os seguintes serviços:
- Uber;
- Google Play Store;
- Spotify Premium;
- Steam;
- XBOX (Live Gold e Game Pass);
- Uber Eats;
- Minecraft Minecoins;
- Netmovies;
- Look Filmes e Look Kids;
- Blizzard Battle;
- Level UP;
- Rixty;
Em caso de fraude com o cartão virtual a administradora consegue gerar um novo número de cartão virtual, o que evita que o banco tenha que substituir o cartão físico, gerando custos para a instituição financeira.
Vale ressaltar que mais de 80% das compras fraudulentas com cartão de crédito são feitas na internet, isso porque a adoção dos cartões com chip e senha dificultou a clonagem de cartões no Brasil; mas, infelizmente, não inibiu as compras fraudulentas na internet, algo que o cartão virtual ajuda a evitar.
Com o aumento nas compras pela internet o cartão virtual se torna cada vez mais necessário.
Recentemente o Inter passou a emitir os próprios cartões; antes os plásticos eram emitidos pela Alterosa LTDA. Com a mudança, no segundo semestre de 2019, o banco deve passar a emitir cartões com tecnologia Contactless, o que permitirá que os clientes realizem pagamentos por aproximação sem precisar inserir o cartão na maquininha.
Para transações de até R$50,00 a senha pode ser inclusive dispensada no momento do pagamento.
O segundo semestre de 2019 promete ser um ano promissor para o banco mineiro, até mesmo o lançamento de um programa de fidelidade está na mira desse banco digital que não cobra tarifa e oferece a maioria dos serviços de forma ilimitada.
Para continuar crescendo – no número de clientes e na B3 – a instituição terá que inovar de forma constante, algo necessário em um momento em que a concorrência entre bancos digitais e fintechs se torna acirrada com a entrada de grandes players no mercado; até mesmo os bancos tradicionais estão entrando nessa disputa que promete revolucionar o setor de pagamentos no Brasil.