RLP (Provedor de Liquidez para Varejo) melhora a liquidez das operações no home broker.
Nesta semana o Banco Inter repaginou o visual de seu home broker, que agora está muito mais intuitivo. Além da mudança na interface gráfica, o home broker da instituição agora permite que os correntistas ativem o RLP (Provedor de Liquidez para o Varejo) que, resumidamente, permite que a própria corretora ofereça liquidez para os seus clientes, o que pode melhorar significativamente o preço das operações a mercado.
O RLP vem da sigla inglesa que significa Retail Liquidity Provider que, em português, pode ser traduzido para Provedor de Liquidez para Varejo.
Com o RLP ativado no Banco Inter, a corretora da instituição passa a proporcionar liquidez para os seus clientes nas compras a mercado no book do home broker.
Embora as operações continuem sendo processadas pela B3, através de recursos tecnológicos a instituição financeira passa a funcionar como um intermediário de liquidez. Por meio de operações de compra e venda, a corretora consegue prover liquidez para os correntistas, o que permite que eles comprem a mercado com preço igual ou melhor que o oferecido pelo mercado.
Embora no Brasil o RLP seja pouco conhecido, no exterior ele já é bem comum.
Benefícios do RLP:
- Isenção de corretagem;
- Aumento na liquidez dos ativos;
- Ordens são executadas sempre ao preço de mercado OU MELHOR;
- RLP é regulado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários);
- A ativação é opcional;
- É possível ativar ou desativar o RLP a qualquer momento;
COMO ATIVAR O RLP NO HOME BROKER DO BANCO INTER
Com o app atualizado, acesso o home broker pelo app do Banco Inter, é provável que apareça um banner sugerindo a ativação. Caso essa opção não apareça basta aderir ao Provedor de Liquidez para Varejo pelo menu de configuração do home broker do Banco Inter.
A decisão de ativar (ou não) o RLP é do investidor Pessoa Física, mas, a meu ver, vale a pena, pois por meio de operações na própria corretora é possível conseguir compra ou venda de ativos com preço igual ou melhor que o informado no book de ofertas do mercado.
Sem o RLP ativado, caso o investir faça uma grande compra a mercado as transações serão processadas de acordo com o book de oferta. Já no caso da compra a mercado com o RLP ativado existe a possibilidade da corretora oferecer a liquidez para aquele ativo (o que você só descobre quando a transação for processada) e, consequentemente, o seu custo de aquisição ou de venda pode ser melhor do que aquele oferecido pelo mercado na B3.
O RLP torna mais inteligente as operações de compra e venda, podendo maximizar os ganhos do investidor.